Condomínio é multado em R$ 50 mil por lançar esgoto no mar em PE

Publicado em 08/04/2024, às 16h00
Imagem meramente ilustrativa | Wikimedia Commons -

Folhapress

Um condomínio foi multado em R$ 50 mil pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) por lançar esgoto sanitário na praia dos Carneiros, litoral sul de Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

O condomínio, localizado em Tamandaré (PE), foi denunciado pelo MPPE (Ministério Público de Pernambuco) e pela Ouvidoria Ambiental da CPRH. O nome do empreendimento não foi divulgado.

Ambas as denúncias citam o lançamento irregular de efluente sanitário na praia de Carneiros, causando poluição ambiental, o que foi constatado pela equipe de fiscalização da agência.

No local, técnicos comprovaram o transbordamento de esgoto não tratado. O material seguia em direção à praia dos Carneiros, através de uma canaleta existente no empreendimento.

Segundo a CPRH, o mesmo condomínio já foi notificado anteriormente pela agência por despejar água no mar. Na ocasião, diz o órgão, a proporção era menor e se tratava de água suja. Após a notificação, o problema foi resolvido.

"Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) número 274, de 2000, o despejo de esgoto não tratado compromete a qualidade da água do mar, prejudicando a balneabilidade", afirmou o diretor de Fiscalização Ambiental, Maviael Torchia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia revela se ocorreu falha de segurança em recinto de leoa onde jovem morreu 'Pegada suicida': o que se sabe sobre morte de homem que fazia supino em academia Imagem forte: homem morre após ser atingido por barra de supino em academia Ataque em escola: aluno que esfaqueou colegas faz revelação bizarra