Confira a previsão do tempo para este final de semana em Alagoas

Publicado em 20/09/2019, às 17h03
Reprodução/Semarh -

Redação

A estação das flores está chegando. A primavera inicia nesse domingo (22) marcando o período de transição pós-inverno e a introdução de algumas características do verão. O nome vem do latim primo vere, que significa “primeiro verão”, que indica uma introdução da estação seguinte, o verão.

LEIA TAMBÉM

E o calor predomina no fim de semana que antecipa a chegada da nova estação. Segundo a previsão do tempo divulgada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nesta sexta-feira (20) e sábado (21) o tempo aponta para sol entre nuvens e tempo seco em todo o Estado. A temperatura estará em elevação, podendo chegar a 32º no Sertão.

No domingo (22) que dá início a nova estação, o sol deve se manter firme em todo o Estado. A temperatura máxima em Maceió e no Litoral pode chegar 29°C; 30° C, no Agreste; e 32° C, no Sertão.

“Ainda haverá uma diminuição significativa do volume de chuvas em outubro e novembro, em todas as regiões do estado. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos”, contextualiza o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

No Nordeste do Brasil existem duas estações bem definidas. Uma é caracterizada pela seca e a outra pelas chuvas. Isso acontece porque, por ser uma região tropical, recebe a mesma quantidade de radiação solar durante todo o ano e, dessa forma, os comportamentos das plantas e da temperatura não se diferem tanto no período de um ano.

Ainda segundo Pinho, em Alagoas, com o início da primavera, as chuvas tendem a diminuir, enquanto que a intensidade dos ventos aumenta. É o caso do conhecido ‘Vento Nordeste’, que começa a ganhar força na metade leste de Alagoas, compreendendo a faixa litorânea.

“Esse vento tem características mais intensas, quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos”, explicou.

A Sala de Alerta

Mesmo com a chegada de uma estação mais “estável”, o papel que a Sala de Alerta desempenha é de suma importância para o Estado. Com a primavera, há a continuidade do monitoramento pluviométrico, aumento na atenção dada aos ventos, principalmente na metade leste do Estado. Com o fim do período chuvoso, a principal preocupação passa a ser o monitoramento das secas.

A Sala de Alerta monitora os sete principais reservatórios de água de abastecimento humano de Alagoas (Carangueija, Caçamba, Bálsamo, Boacica, Jaramataia, Limeira II e Coruripe).

Com esse trabalho são divulgados mensalmente os relatórios do monitor de secas, mostrando as áreas mais críticas que necessitam de abastecimento de água, que, através de políticas públicas, como a Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro e o Programa de Perfuração de Poços da Semarh, beneficiam as famílias de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática