Confira documentação e requisitos para emissão do cartão Vamu 60+

Publicado em 30/04/2025, às 11h45
- Ascom DMTT

Secom Maceió

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Maceió desta quarta-feira (30), a portaria que determina os critérios obrigatórios para a concessão de gratuidade no transporte público para as pessoas com idade acima de 60 anos. O benefício será concedido através da utilização do “Cartão VAMU 60+”.

LEIA TAMBÉM

A gratuidade segue o que determina artigo 100, inciso 3º da Lei Orgânica do Município de Maceió, que assegura o benefício nos transportes coletivos urbanos para, entre outros, pessoas com mais de 60 anos que possuam renda individual de até dois salários mínimos.

A Portaria entra em vigor na terça-feira, 12 de maio de 2025. As pessoas interessadas em possuir o cartão Vamu Sênior 60+ devem se dirigir à sede do Vamu Mobilidade, na Rua Buarque de Macedo, 549, no Centro de Maceió.

Para comprovação do seu rendimento bruto, o beneficiado deverá:

Para quem tem renda, deverá apresentar, contracheque, extrato detalhado ou declaração de beneficiário do INSS;

Para quem não tem renda, deverá apresentar carteira de trabalho e nada consta do INSS;

Comprovar que está inscrito no CadÚnico, com a folha resumo, considerando ser, atualmente, o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda que utilizam o benefício do Cartão VAMU Especial.

Outras documentações:

Cópia e original do comprovante de residência em Maceió, preferencialmente em seu nome, ou, na ausência deste, poderá apresentar a Declaração de Residência, fornecida pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), constando assinatura do beneficiário-solicitante e do locatário do imóvel, em caso de residir de aluguel ou não ser o titular do comprovante.

Apresentar, anualmente, documentação atualizada vinculada ao mês do aniversário do titular, para recadastro e atualização da renda e residência;

Apresentar cópia e originais dos seguintes documentos: Cédula de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante de Residência e 01(uma) foto 3x4.

Cartão Sênior

O DMTT já disponibiliza Passe Livre nos ônibus para pessoas acima de 65 anos, conforme determina a Lei Federal de 2003. Atualmente, 41.130 cartões Vamu Sênior estão ativos no sistema.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil inicia instalação de lonas em quatro regiões da capital Dezembro terá Rua Aberta na orla de Maceió aos sábados e domingos MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07)