Confira o funcionamento das unidades de saúde estaduais na Páscoa

Publicado em 17/04/2019, às 14h03
Hospital | pixabay -

Redação com assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a Operação Páscoa a partir desta quinta-feira (18) - ponto facultativo estadual – e se estende até o domingo (21). Neste período, algumas unidades de saúde estaduais terão o seu horário de funcionamento alterado.

LEIA TAMBÉM

Hemocentros:

Unidade Maceió (Trapiche)

Quinta (18) – das 7h às 18h

Sexto (19) – Fechado

Sábado (20) – Aberto das 8h às 17h

Domingo (21) - Funcionará apenas para distribuir sangue para os hospitais


Hemoal Arapiraca

Quinta (18) – até as 17h.

Sexto (19), Sábado (20) e Domingo (21) – Funcionará apenas para liberar hemocomponentes para as unidades de saúde do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.



Funcionarão sem interrupções:


O Hospital Geral do Estado (HGE) - Maceió;

Ib Gatto Falcão -  Rio Largo;

Emergência do Agreste - Arapiraca,

Samu – As Centrais Maceió e Arapiraca e as 36 Bases Descentralizadas

Os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, localizados na Levada, Jacintinho, Bendito Bentes, Tabuleiro do Martins e Chã da Jaqueira, também estarão funcionando sem interrupções.


Quando procurar o ambulatório?

De acordo com a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras, os cinco Ambulatórios 24 Horas devem ser procurados por usuários que estejam com dor de cabeça, vômito, diarreia e gripe, caso tenham sofrido pequenos sofrido pequenos cortes e precisem de sutura ou necessitem estabilizar crises de asma, diabetes e convulsões.


 Quando procurar o HGE

“Já o HGE só deve ser procurado em casos de urgência ou emergência de maior gravidade. O primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria”, orientou Rosana Veras.


Quando acionar a Samu?

O Serviço pode ser acionado  se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto. Também pode ser  contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito, trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.



Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal