Confira a programação da Semana Santa na Catedral Metropolitana de Maceió

Publicado em 17/04/2025, às 12h46
- Foto: Arquidiocese de Maceió

Arquidiocese

A Semana Santa começou no dia 13 com o Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. A Catedral Metropolitana de Maceió está com programação para receber fiéis neste momento em que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, quando é aclamado pelo povo; relembra a passagem de Cristo condenado e crucificado, e finaliza no Domingo, dia 20, com a Páscoa, na Ressurreição do Senhor. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO 

Na Sexta-Feira Santa, a programação começa às 12h, com o Ofício da Agonia. Às 15h, começa a Celebração da Paixão. Posteriormente, segue a procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro.

Segundo o padre Elison, esse dia tem uma importância ímpar dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica. “Nesse dia, a Igreja não celebra a Eucaristia. Não há missa”, explicou o sacerdote. Em vez disso, é realizada uma celebração própria, chamada Liturgia da Paixão do Senhor, que acontece geralmente às 15h, horário tradicional associado à morte de Cristo.

A celebração é composta por três momentos: a liturgia da palavra, a oração universal e a adoração da cruz. Durante a adoração, os fiéis se aproximam para beijar o crucificado, em um gesto de profunda reverência e gratidão. “Ele passou pela morte de cruz para nos dar a vida verdadeira. Nós adoramos essa verdade de fé: ele nos salvou pela sua cruz”, afirmou.

Outro ponto marcante é o silêncio que envolve toda a celebração. “Ela começa no silêncio e termina no silêncio. Não se faz o sinal da cruz no início nem há bênção no final. Isso porque nos foi privada a presença de Cristo”, explicou o sacerdote. Ele também destacou que as hóstias distribuídas na comunhão da Sexta-feira Santa são consagradas no dia anterior, durante a Missa da Ceia do Senhor, pois a Igreja não realiza consagração nesse dia.

Cônego Elison enfatizou que, além de participar das celebrações, os fiéis são convidados à oração, ao jejum e à penitência. “A Sexta-feira Santa é um convite ao recolhimento, à oração pessoal e ao silêncio interior. É um dia de profunda reverência, marcado por um único foco: contemplar o mistério da entrega total de Cristo por amor”, destacou.

SÁBADO SANTO E DOMINGO DE PÁSCOA 

O Sábado Santo acontece a Vigília Pascal, às 19h30. Já no Domingo de Páscoa, a Missa Solene é realizada às 9h e às 19h.

Encerrando o Tríduo Pascal, o Sábado Santo é marcado por uma atmosfera de silêncio e recolhimento que antecede a celebração mais importante do calendário cristão: a ressurreição de Jesus. Segundo o padre Elison, trata-se de um dia profundamente simbólico, que carrega o peso da ausência e da espera.

“O Sábado Santo é o sábado do silêncio, depois da morte, vamos dizer assim, do ‘enterro’ de Jesus. Nós mergulhamos no grande silêncio”, explicou o sacerdote. Ele ressalta que este silêncio é rompido com a celebração da Vigília Pascal, quando se proclama a vitória da vida sobre a morte.

A celebração da Vigília Pascal acontece à noite e tem início com a Liturgia da Luz, exaltando a ressurreição. “É a noite da verdadeira alegria, em que proclamamos que Deus vence a morte por meio do seu Filho”, afirmou.

De acordo com padre Elison, o mistério da ressurreição é tão central para a fé cristã que sua celebração se prolonga por oito dias. “É tão grande o mistério da ressurreição que se estende até o segundo domingo da Páscoa. Vivemos esse tempo como se fosse um único e contínuo dia: a Oitava da Páscoa”, afirmou.

Cônego Elison também lembrou que a Semana Santa é um tempo propício à oração pessoal, à participação nas celebrações litúrgicas e à vivência da penitência, especialmente na Sexta-feira Santa, quando se recomenda o jejum, a abstinência de carne e a coleta para os lugares santos. “O Papa pediu mais generosidade neste ano, considerando o sofrimento na Terra de Jesus, por conta das guerras”, concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dezembro terá Rua Aberta na orla de Maceió aos sábados e domingos MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta