Confirmado: secretário de comunicação está com coronavírus

Publicado em 12/03/2020, às 12h50
-

Redação TNH1 com Valor Econômico

O secretário especial de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten, testou positivo para o coronavírus, informou ao Valor uma fonte do Palácio do Planalto. Fabio está em São Paulo, em isolamento e seguindo o protocolo de quarentena recomendado pelas autoridades sanitárias. A saúde do presidente Jair Bolsonaro, que viajou com ele aos EUA recentemente, está sendo monitorada, de acordo com a mesma fonte.

LEIA TAMBÉM

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou que Wajngarten está sendo submetido a exames para averiguar se contraiu o coronavírus. Afirmou, no entanto, que a pasta ainda não tem informações sobre o diagnóstico e que não deve comentar os resultados dos exames. Ele também disse desconhecer qualquer sintoma da doença ou monitoramento do presidente Jair Bolsonaro.

Wajngarten e Bolsonaro estiveram nos EUA entre o último domingo e retornaram juntos anteontem. Eles se encontraram inclusive com o presidente americano Donald Trump.

Também integraram a comitiva os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Fernando Azevedo (Defesa), além do assessor internacional Filipe Martins, o secretário da Pesca, Jorge Seif, e o presidente da Embratur, Gilson Machado.

Filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-PS) também viajou. Outros parlamentares que integraram a delegação foram O deputado Daniel Freitas (PAL-SC) e os senadores Nelsinho Trad (PTB-MS) e Jorginho Mello (PTB-MS).

Todos estão sob monitoramento e receberam recomendação do Planalto para entrarem em contato caso apresentem sintomas.

Hoje, Bolsonaro cancelou viagem que faria a Mossoró (RN). Sem outros compromissos oficiais na agenda, o presidente não saiu da residência oficial do Palácio da Alvorada para despachar no Palácio do Planalto.

O The Intercept publicou hoje que além de Fabio Wajngarten, mais três participantes da comitiva do Brasil estariam com sintomas, incluindo o filho do presidente, o deputado federal, Eduardo Bolsonaro. 

De acordo com o The Intercept, mesmo com suspeita de coronavírus, os quatro não fizeram o teste em Miami e optaram por retornar ao Brasil para fazer o teste em São Paulo, infringindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O Governo Federal emitiu uma nota falando sobre as providências que estão sendo adotadas. Leia na íntegra:

O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.

Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus Covid-19, confirmado em contraprova já realizada.

O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.

O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas