"Confissão" do assassinato de Charlie Kirk repercute nos EUA

Publicado em 15/09/2025, às 18h23
Charlie Kirk - Divulgação

Folha de São Paulo

O suspeito de 22 anos pelo assassinato de Charlie Kirk parece ter confessado a amigos em um chat online pouco antes de se entregar às autoridades, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o chat e capturas de tela obtidas pelo jornal The Washington Post.

LEIA TAMBÉM

"Ei, pessoal, tenho más notícias para vocês", dizia uma mensagem de uma conta pertencente ao suspeito, Tyler Robinson, na plataforma online Discord. "Fui eu ontem na UVU [Universidade do Vale de Utah]. Sinto muito por tudo isso." A mensagem foi enviada na noite de quinta-feira, cerca de duas horas antes de as autoridades informarem que Robinson havia sido preso.

Um membro do chat em grupo compartilhou uma imagem da conversa com o Washington Post e confirmou que ela veio da conta de Robinson. A pessoa falou sob condição de anonimato para proteger sua privacidade e por medo de assédio.

O Discord forneceu uma cópia da mensagem com a confissão às autoridades, de acordo com uma pessoa familiarizada com a interação da empresa com as autoridades policiais. A pessoa falou sob condição de anonimato porque não estava autorizada a discutir publicamente os detalhes da investigação.

A mensagem foi enviada da conta de Robinson para um pequeno grupo privado de amigos online, disse a pessoa. O Discord está trabalhando em estreita colaboração com o FBI e as autoridades locais, fornecendo informações sobre as atividades online de Robinson na plataforma, acrescentou a pessoa. Anteriormente, o Discord havia dito que uma investigação interna não encontrou "nenhuma evidência de que o suspeito planejou este incidente ou promoveu violência no Discord".

Os porta-vozes do Departamento de Segurança de Utah, bem como do FBI e de seu escritório regional em Salt Lake City, não responderam aos pedidos de comentários da reportagem.

Robinson foi preso na semana passada após uma caçada de 33 horas, acusado de matar a tiros um dos ativistas conservadores mais proeminentes do país em um evento da Universidade do Vale de Utah. As autoridades afirmaram que um membro da família de Robinson entrou em contato com um amigo, que então contatou as autoridades, dizendo que Robinson havia confessado ou dado a entender que cometeu o crime.

O governador de Utah, Spencer Cox, disse no fim de semana que o motivo de Robinson ainda está sob investigação, mas que o suspeito parece ter uma "ideologia esquerdista". Autoridades afirmam que suas entrevistas indicam que Robinson se tornou "mais político" nos últimos anos e havia criticado Kirk.

A conversa no Discord compartilhada com o jornal mostra membros do chat em grupo reagindo ao ataque contra Kirk na última quarta-feira —antes da notícia de que Robinson estaria envolvido. O grupo incluía cerca de 30 pessoas, de acordo com a pessoa que forneceu as capturas de tela.

"Charlie Kirk foi baleado", escreveu um amigo na tarde de quarta-feira, de acordo com uma imagem das mensagens. "Acabei de ver o vídeo, caramba", escreveu outro usuário cerca de uma hora e meia depois, acrescentando sobre Kirk: "O cara não merecia morrer assim, que triste".

A única resposta da conta de Robinson veio no dia seguinte, com a mensagem anunciando "más notícias". "Vou me entregar por meio de um amigo xerife em alguns instantes", continuava a mensagem, postada às 19h57, horário local em Utah. "Obrigado por todos os bons momentos e risadas, vocês foram incríveis, obrigado a todos por tudo."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Amante' é flagrada fugindo pela janela do 10º andar de prédio; assista Influencer é preso após postar selfie em frente a incêndio com 159 mortos e chamar vítimas de 'pecadoras' Mulher é condenada por compartilhar fotos do parto do neto no Facebook Estrela pornô e recordista sexual é presa na Indonésia em meio a ‘tour mundial’