Confronto entre palestinos e soldados israelenses deixa dois mortos

Publicado em 20/04/2018, às 14h35

Redação

Tropas israelenses mataram duas pessoas e feriram outras 126 nesta sexta-feira (20) em novos confrontos na fronteira com a faixa de Gaza, disseram autoridades palestinas.   

LEIA TAMBÉM

Foi a quarta semana consecutiva com manifestações na região e elas devem continuar até o dia 15 de maio, como parte dos protestos feitos por grupos palestinos contra o aniversário de 70 anos da fundação de Israel. 

Ao menos 33 palestinos foram mortos pelas forças israelenses nesse período, de acordo com a agência de notícias Reuters, e mais de mil ficaram feridos. Não há registros de israelenses mortos nos protestos. 

O Exército israelense afirmou que cerca de 3.000 palestinos participaram do ato nesta sexta e que parte do grupo tentou usar cortadores de arame para tentar romper a cerca da fronteira.

Os soldados, então, usaram alto-falantes para ordenar que a multidão deixasse o local e, após a ordem não ter sido seguida, começaram a disparar tiros e bombas de gás lacrimogêneo.  

Ahmad Rashad al-Athamneh, 24, e Ahmad Nabil Abu Aqeb, 25, foram atingidos por tiros quando estavam no norte da faixa de Gaza e morreram, disse o Ministério da Saúde palestino.

Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos ou sobre quantos deles foram atingidos pelas balas. 

As manifestações, que costumam acontecer sempre as sextas-feiras, recebem o apoio do Hamas, grupo que controla a faixa de Gaza.

Além de defender o direito de retorno dos palestinos, os os atos também protestam contra o bloqueio que Israel faz da região, já que Tel Aviv considera o Hamas um grupo terrorista.

A violência na fronteira fez a atriz Natalie Portman, que nasceu em Jerusalém e se mudou para os Estados Unidos aos três anos de idade, se recusar a comparecer a uma cerimônia em Israel para receber um prêmio de US$ 1 milhão (R$ 3,4 milhões). Segundo elas, os "eventos perturbadores" recentes a fizeram desistir de comparecer ao evento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto