Congelar ursinhos de pelúcia alivia alergia respiratória? Fique Alerta faz o teste

Publicado em 30/05/2025, às 12h46
- Pexels

Gabriel Amorim e TV Pajuçara

Ursinhos de pelúcia. Fofos e reconfortantes para crianças, mas verdadeiros inimigos para quem sofre com alergias respiratórias. O motivo? Os ácaros, micro-organismos que se acumulam facilmente nesses brinquedos e agravam sintomas alérgicos.

LEIA TAMBÉM

Nos últimos dias, uma tendência viral nas redes sociais tem chamado a atenção. Criadores de conteúdo e curiosos começaram a colocar pelúcias no congelador por 24 horas, a -18 °C, para tentar eliminar os ácaros. Mas será que isso realmente funciona?

O programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/RECORD, decidiu investigar a eficácia do método. Em entrevista ao programa, o pediatra e alergologista Marcos Gonçalves explicou que a técnica tem fundamento científico — mas não resolve tudo

Funciona em partes. Já fizeram diversos testes para o ácaro. Para matá-lo, tanto a temperatura elevada quanto baixa é eficaz. A baixa é mais eficaz ainda. Então, você colocar um ursinho que está cheio de ácaro ali dentro do congelador por 24h dentro de um saco vai matar o ácaro.

Mas o ideal mesmo seria evitar bichos de pelúcia. Isso porque, segundo o especialista, congelar o bichinho não elimina completamente o problema.

Você mata o ácaro que está dentro. Vai eliminar a multiplicação, mas os corpos ainda vão estar dentro do urso. Vai ter um certo controle, mas a melhor coisa a se fazer é não ter um dentro do ambiente.

Veja dicas para aliviar sintomas alérgicos

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório Entenda como funciona o Hospital da Cidade e sua importância na rede pública de saúde de Maceió