Congresso promulga PEC para adiamento das eleições municipais

Publicado em 02/07/2020, às 12h23
Foto: Agência Senado -

Diário de Pernambuco

O Congresso Nacional promulgou na manhã desta quinta-feira (2), em sessão solene remota, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20 que adia as eleições municipais para novembro deste ano. A mudança é consequência da pandemia do novo coronavírus. 

LEIA TAMBÉM

A matéria passou no Senado na semana passada e foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (1). Os parlamentares, em sua maioria, decidiram que os mandatos atuais não podem ser prorrogados e que as eleições devem acontecer ainda este ano.

As eleições municipais que inicialmente estavam previstas para os dias 4 e 25 de outubro (primeiro e segundo turno), serão realizadas nos dias 15 e 29 de novembro.

Além da data da votação, a proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também muda a data de outros processos eleitorais, entre eles, o registro de candidaturas e o início da propaganda eleitoral gratuita. O prazo final para que as chapas solicitem o registro dos candidatos à Justiça Eleitoral agora é em 26 de setembro, a data anterior era 15 de agosto. Já a propaganda eleitoral gratuita começa a partir do dia 27 de setembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC