Conheça a ilha que troca de país a cada seis meses

Publicado em 20/04/2018, às 23h37

Redação


LEIA TAMBÉM

No rio Bidasoa, exatamente na fronteira entre a Espanha e a França, existe um pequeno território de 3.000 metros quadrados que apresenta um status muito particular. A Ilha dos Faisões, como é chamada essa porção de terra, não têm um “dono” fixo. Ela pertence seis meses por ano aos espanhóis e outros seis meses aos franceses, em um acordo plurinacional que já dura mais de três séculos.

Desde o final de janeiro, a ilha está incorporada ao território da Espanha. No fim de julho, a França deve assumir sua administração e assim ficar até o primeiro mês de 2019.

O rio no qual a porção de terra está situada marca exatamente a fronteira entre os dois países. De um lado da margem fica a cidade espanhola de Irun, no País Basco, e, do outro, o município francês de Hendaia, na Nova Aquitânia.

A ilhota não é habitada e nem pode ser visitada por turistas. Ainda assim, pode ser contemplada a partir de ambas as margens, que ficam a apenas 50 metros dela, espaço suficiente para passar algumas poucas embarcações e canoas.

Nela existe apenas uma construção: um monumento que simboliza a importância histórica da ilha, onde se assinou, em 7 de novembro de 1659, o Tratado de Paz dos Pirineus, que pôs fim ao conflito iniciado entre os países durante a Guerra dos Trinta Anos. O trato foi selado, ainda, com um casamento entre a filha do rei espanhol Felipe IV, a infanta Maria Teresa de Áustria, e o rei francês Luis XIV, conhecido como o Rei Sol.

Hoje em dia, apenas os membros dos Comandos Navais de Donostia (Espanha) e Baiona (França), responsáveis por sua jurisdição em semestres alternados, costumam pisar na ilha. “Ela exige poucos cuidados”, afirma o comandante da Espanha Rafael Prieto ao jornal espanhol El País.

“As pessoas são muito respeitosas. Ninguém entra, apesar de às vezes a maré estar tão baixa que se pode passar quase andando. Nós entramos a cada cinco dias para fazer reconhecimentos visuais”, acrescenta o militar.

Esse tipo de administração conjunta sobre um território é comumente chamada de “condomínio” – e acredita-se que a Ilha dos Faisões seja o mais antigo do mundo.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer