Conheça Hope, a cadela que protagonizou busca por ossada enterrada a 3 metros em cacimba

Publicado em 13/08/2025, às 12h40
-

Gilson Monteiro

A operação que localizou nessa terça-feira, 12, em União dos Palmares, os restos mortais de uma mulher, teve o trabalho fundamental não só de policiais e bombeiros mas de uma cadela.

Hope, uma cadela de 3 anos, da raça pastor belga, localizou o corpo de Vanúzia da Silva, de 48 anos, em uma cacimba a 3 metros de profundidade em um povoado da cidade. O próprio esposo da vítima, suspeito do assassinato, ao perceber que a cadela iria localizar, acabou ajudando a identificar o local onde enterrou a esposa. Vanúzia estava desaparacida desde dezembro do ano passado. O homem já teve prisão preventiva decretada nesta quarta, 13.

No local onde a ossada seria encontrada haviam quatro cacimbas, mas Hope conseguiu detectar onde estavam os restos mortais, contou ao TNH1, a sargento Shirley Barros, que participou da operação.

“Chegamos ao local tinham quatro cacimbas. Como manda o procedimento, ao cavar superficialmente a terra da primeira cacimba, ela não detectou nada. Na segunda cacimba, ao farejar, Hope, olhou e latiu para seu condutor, o sargento Alvoravel”, conta.

Assista a um trecho da Hope em ação:

Animal recebeu duas certificações nacionais de busca

Recentemente Hope, que integra o Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) obteve duas certificações nacionais durante o Congresso Nacional de Bombeiros  (Conabom 2025). As certificações foram conquistadas nas modalidades de busca de restos mortais em ambiente urbano e busca urbana por pessoas vivas, confirmando o alto nível técnico do trabalho desenvolvido pelo CBMAL com seus cães de busca e resgate.

Hope e seu condutor, Alvoravel: reconhecimento

 

Fruto de um projeto iniciado em 2017 com a criação do Canil do CBMAL, Hope e seu condutor, sargento Alvoravel, integram atualmente um time com cinco cães operacionais, cada um com seu condutor e um filhote em treinamento. Com essa conquista, o CBMAL passa a contar com três cães com certificação nacional: Bob com certificação em detecção de odor específico; Rory com certificação em busca de pessoas vivas em ambiente urbano e agora a Hope com certificação em restos mortais em áreas urbanas e busca de pessoas vivas em ambiente urbano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE