Conmebol vai criar fair play financeiro para os clubes, diz presidente reeleito

Publicado em 12/06/2025, às 13h46
Alejandro Dominguez foi reeleito como presidente da Conmebol - Divulgação / CONMEBOL

Folhapress

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou que vai implementar fair play financeiro para os clubes que atuam nas competições sul-americanas.

LEIA TAMBÉM

O anúncio foi feito no discurso que comemorou a eleição de Alejandro para mais um mandato à frente da entidade -agora, até 2031.

Alejandro mencionou o aumento de receitas e, consequentemente, de prêmios aos clubes nos últimos anos. Agora, trouxe a público que precisa aplicar regras de controle de gastos para que as dívidas não cresçam na mesma proporção.

"Temos que cuidar muito bem da saúde do nosso futebol. De nada serve ou vai servir gerar dinheiro e investir, com os clubes ficando cada vez mais endividados. Então, o próximo passo é inovar e implementar o fair play financeiro. É tempo que a história mude. Não queremos clubes endividados", disse o presidente da Conmebol.

O discurso de Alejandro encontra eco no Brasil. A CBF também quer ir pelo mesmo caminho na gestão Samir Xaud. Tanto que já publicou uma portaria para montagem do grupo de trabalho que discutirá as regras a serem aplicadas nas competições nacionais.

A Conmebol ainda não informou prazos e o nível de detalhamento do projeto do fair play financeiro. Mas tem na Uefa um exemplo de aplicação das regras de controle.

"Queremos clubes fortes. Queremos que se invista o dinheiro na logística que nos vai assegurar o futuro. Trabalhando juntos, podemos sonhar, solidificar as bases e as condições dos nossos clubes e associações membro", completou Alejandro Domínguez sobre o assunto.

Alejandro foi reeleito mais cedo por unanimidade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vale o acesso! CSA encara o Uberlândia no Rei Pelé; veja prováveis escalações e regulamento CRB x Novorizontino: veja horário dos portões, bloqueios e orientações da PM Ex-CSA, goleiro do Novorizontino prevê Rei Pelé cheio contra o CRB e mira vitória CRB x Novorizontino: nova parcial já supera recorde no Rei Pelé nesta Série B