Conselho de Ética se reúne para votar parecer contra Cunha

Publicado em 01/12/2015, às 11h54
-

Redação

Conselho de Ética se reúne para votar parecer contra Cunha (Crédito: Reprodução)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne na tarde desta terça-feira, 1, para votar o parecer prévio do relator Fausto Pinato (PRB-SP) que pede a admissibilidade do processo disciplinar contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Pronto para deflagrar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o peemedebista aposta no apoio dos petistas para se livrar do processo por quebra de decoro parlamentar.


Membros titulares do colegiado, Zé Geraldo (PA), Valmir Prascidelli (SP) e Leo de Brito (AC) se reúnem para discutir o posicionamento do PT na votação. Na segunda-feira, 30, Cunha deu indicações ao Palácio do Planalto de que, se os três petistas votarem pela continuidade da ação, ele vai retaliar e dar prosseguimento aos pedidos de impeachment de Dilma. Com este cenário, o governo intensificou a pressão sobre os conselheiros.


Até esta segunda, os aliados de Cunha contavam com o apoio de nove dos 20 conselheiros aptos a votar - não contabilizando o presidente José Carlos Araújo (PSD-BA). Nos cálculos dos amigos do peemedebista, 11 titulares tendiam a votar pela admissibilidade do processo disciplinar. Eles contavam com dois votos favoráveis a Cunha do PP, dois do PR, dois do PMDB, um do PSC, um do PSD e um do Solidariedade. O voto do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) ainda não é uma garantia. 


A reunião do Conselho será aberta com a apresentação da defesa de Cunha, que será feita pelo advogado Marcelo Nobre. Os deputados próximos do peemedebista dizem que não utilizarão manobras regimentais para obstruir a votação porque acreditam que o processo será arquivado nesta terça.



Fonte: Agência Estado


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasil não assina comunicado sobre Venezuela liderado pela Argentina Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas Perícia da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia o mais breve possível para tratar hérnia Projeto propõe doação de sangue ou medula como alternativa a multa por infração leve de trânsito