Conselho de Secretarias de Saúde diz que nenhum alagoano tomou vacina fora da validade

Publicado em 28/04/2021, às 09h49
Assessoria -

TNH1 com Assessoria Cosems

Após a veiculação de informações de que doses da vacina Astrazeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade em centenas de municípios espalhados pelo Brasil, incluindo cidades alagoanas, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), divulgou uma nota de esclarecimento sobre as quinze doses que teriam sido aplicadas em Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, afirmou que, após uma investigação minuciosa em conjunto com o Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), junto aos seis municípios citados (Arapiraca, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Maceió, Paripueira e Viçosa), foi identificado que todas as doses do lote nº 4120Z001 da vacina Covishield (AstraZeneca/Fiocruz), foram administradas dentro do prazo de validade, ou seja, até 29/03/2021.

De acordo com a nota do Cosems, o que de fato ocorreu foi um erro na digitação das informações da aplicação das referidas doses da vacina no sistema de informação da vacinação contra a Covid-19 (SIPNI/Módulo Campanha COVID-19).

O Cosems, no entanto, não esclareceu de onde surgiu o erro, quem teria a responsabilidade por essa digitação.

"Todos os municípios citados já estão cientes do erro ocorrido nos referidos registros e orientados a realizar a correção, tão logo o sistema permita esta operação. O Cosems/AL deixa claro que nenhum alagoano tomou vacina fora do prazo de validade", diz a nota.

Na última segunda-feira (26),o secretário de estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, se disse surpreso com a informação que surgiu na imprensa e solicitou informações às secretarias municipais de Saúde das cidades alagoanas que teriam aplicado doses vencidas da vacina Astrazeneca. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados