Conselho Estadual de Comunicação realiza nova reunião e discute situação das TV’s públicas

Publicado em 27/11/2025, às 13h10
- Tatiane Almeida / Ascom Secult

Agência Alagoas

 O Conselho Estadual de Comunicação (Consecom) realizou nesta quarta-feira (26) uma nova reunião, na sala de conselhos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, para discutir temas ligados à comunicação pública. Um dos pontos analisados foi o papel das Tv’s públicas e como o colegiado pode contribuir para que as emissoras apresentem uma programação mais relevante para o público.

LEIA TAMBÉM

“O Conselho discutiu hoje quais as estratégias e necessidades das Tv’s públicas, seja ela a TV Educativa, por meio do IZP e suas rádios, mas também a TV Ufal. O Conselho está aberto a ouvir a sociedade e vai esperar os dois representantes das TVs públicas na próxima reunião para discutir como o Governo do Estado pode ajudar para que essas emissoras tornem-se cada vez mais relevantes para a sociedade”, explica o presidente do Consecom e secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares.

Durante a reunião, que contou com a participação de representantes da área, do setor público e da sociedade civil, foram discutidas formas de aproveitar as Tv’s e rádios públicas para registro documental, como parceiras para pautas institucionais e também como parceria da Universidade Federal de Alagoas para a formação de profissionais.

Os conselheiros decidiram discutir em um segundo momento propostas para que os veículos fizessem parte ativamente da comunicação pública, a exemplo da TV Cultura, de São Paulo.

“Quando você entende que a comunicação está mudando muito rápido, você precisa enxergar o que é que os dirigentes das TVs públicas estão pensando para esse novo momento. Porque hoje não se está mais discutindo rádio sem discutir a rádio web; não está discutindo mais TV sem discutir as TVs webs e também as redes sociais”, afirmou Wendel. “Como tudo na vida, a gente sempre vai ter que perguntar qual é, o que é que está se propondo a fazer, e quais as dores e dificuldades para que a gente construa algo realmente estratégico, pensando sempre em conjunto”.

Sobre o Consecom

O Consecom tem como objetivo garantir a participação da sociedade civil organizada, além de outros poderes e instituições públicas, na formulação e acompanhamento das políticas de comunicação do Estado.

A retomada do Consecom faz parte da promessa de campanha do governador Paulo Dantas, e reforça o investimento que o Governo de Alagoas vem realizando na comunicação pública.

A próxima reunião deve acontecer no início de 2026, na segunda quinzena de janeiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE