Conselho Estadual de Comunicação Social é reativado e tem primeira reunião

Publicado em 05/08/2025, às 19h11
Conselho Estadual de Comunicação Social tem primeira reunião em AL - Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Paulo Victor Malta

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 5, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, a primeira reunião do Conselho Estadual de Comunicação Social (Consecom-AL) após a reativação do colegiado, que ficou cerca de 11 anos inativo e voltou por determinação do Governo de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

Órgão consultivo, o Consecom tem como objetivo garantir a participação da sociedade civil organizada, além de outros poderes e instituições públicas, na formulação e acompanhamento das políticas de comunicação do Estado.

"Estamos reativando, depois de muitos anos, o Conselho Estadual de Comunicação, que agora enfrenta os desafios dos novos tempos. Hoje, por exemplo, elaboramos uma instrução normativa que disciplina a contratação de sites, portais e blogs. O Conselho terá a função de observar e identificar aqueles veículos que, porventura, utilizem expedientes discriminatórios ou que não respeitem os princípios democráticos", destacou o secretário de Comunicação do estado, Wendel Palhares.

Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas

 

Neste primeiro momento, foi externado pelo conselho a preocupação do uso desordenado de perfis nas redes sociais para se comunicar sem ética e difundir matérias autorais sem o devido crédito e também com o uso de Inteligência Artificial. Os componentes destacaram também que apenas 21 dos 102 municípios têm secretaria de comunicação. Os membros aprovaram, por meio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) junto ao Governo do Estado, a implementação de um seminário para que seja debatida a institucionalização de comunicação nas prefeituras alagoanas.

O Conselho é formado por 19 membros titulares, com seus respectivos suplentes, totalizando 38 integrantes, representantes de órgãos públicos, entidades de classe, universidades, setor produtivo e sociedade civil.

"O Conselho representa a participação social dentro da Secretaria de Comunicação, contribuindo para que a Secretaria seja mais plural e pratique a escuta ativa. Dentro do Conselho existe a possibilidade de construir políticas e ações que possam, cada vez mais, integrar e ajudar o Estado a combater a desinformação", ressaltou o secretário.

O Pajuçara Sistema de Comunicação fez parte da mesa do Conselho nesta primeira reunião com a presença do diretor-executivo Leonardo Sampaio e da diretora de conteúdo Daniella Sarmento.

"Esse Conselho é de suma importância, pois visa antes de tudo dar transparência principalmente às verbas que são investidas pelo poder público nos meios de comunicação. Hoje, a gente vê uma certa dilaceração da informação, uma série de sites, blogs, páginas de Instagram que não têm absolutamente nenhuma responsabilidade, nenhum compromisso com a informação verdadeira. Isso termina levando à informação errada, fazendo mal às pessoas. O retorno do Conselho visa, no nosso entender, qualificar as empresas que de alguma forma lidam com a comunicação. MP, Poder Judiciário, AMA, todos com a preocupação de cuidar de algo que é muito preocupante, que são também essas informações inverídicas e equivocadas", afirmou Leonardo Sampaio.

O secretário de comunicação Wendel Palhares e o presidente do Sindjornal Alexandre Lino Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas

 

Criado originalmente em 2001, durante o primeiro mandato do então governador Ronaldo Lessa, o Consecom foi o primeiro conselho estadual de comunicação do país. A gestão do governador Paulo Dantas implementou o reativação do Conselho, algo que foi celebrado por Joaldo Cavalcante, ex-secretário de comunicação por mais de 10 anos em Alagoas.

"Muito positiva. E em um momento que é preciso discutir as políticas de comunicação no serviço público de forma geral. O conselho está trabalhando e acabou de aprovar a moção dirigida à AMA para se realizar um seminário explicativo, tecnicamente embasado para mostrar aos gestores municipais sobre a importância da profissionalização das áreas de comunicação. A questão da integridade da informação que está sendo discutida. É importante difundir ao máximo núcleos. O estado acaba de formalizar um decreto, constituindo o Núcleo de Integridade da Informação. O Conselho sendo reativado depois de tantos anos desativado", disse Joaldo Cavalcante.

O ex-secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante (foto Edvan Ferreira / Agência Alagoas)

 

As entidades que compõem a lista são: Secretaria de Estado da Comunicação, Poder Legislativo do Estado de Alagoas, Poder Judiciário do Estado de Alagoas, Ministério Público do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Instituto Zumbi dos Palmares, Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

"A gente fica muito satisfeito em participar desse momento, porque entendemos que é o fortalecimento do ecossistema da comunicação. Tanto relacionado aos trabalhadores - jornalistas, publicitários, gráficos, social mídia, relações públicas -, quanto também pensando no mercado das empresas, seja do audiovisual, veículos de comunicação, como os do PSCOM (rádio, TV e internet), como gráficas também. Ou seja, todo um ecossistema que envovle diretamente mais de cinco mil pessoas", comentou Alexandre Lino, presidente do Sindjornal.

Também fazem parte o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão de Alagoas, Representante dos produtores de conteúdo audiovisual, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas, Associação dos Municípios Alagoanos, Associação das Empresas de Comunicação de Alagoas, Conselho Regional de Relações Públicas, Associação Alagoana de Imprensa e representantes da sociedade civil organizada, indicado pelo Governo do Estado.

A próxima reunião está agendada para o mês de setembro e, após isso, o Conselho deve se reunir em período bimestral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE