Construção do Centro de Apoio a Pescadores avança nos Flexais

Publicado em 05/09/2025, às 16h48
-

Assessoria

Com o objetivo de fortalecer a economia e oferecer melhores condições de trabalho aos pescadores e marisqueiras dos Flexais, está em andamento a construção do Centro de Apoio a Pescadores. A iniciativa considera a relevância da atividade pesqueira na região e integra o conjunto de ações de reparação definidas em acordos firmados entre as autoridades e a Braskem.

LEIA TAMBÉM

O projeto, que prevê estrutura e melhores condições para a prática da atividade, foi definido com contribuições de pescadores e marisqueiras que atuam na região. Além de uma área exclusiva dedicada às marisqueiras, o equipamento contará com um deck e local para manutenção das embarcações. O espaço para manutenção e o depósito permitirão que os pescadores armazenem seus materiais de trabalho e as marisqueiras terão um local adequado para o beneficiamento e comercialização do sururu. Uma balança de peixe também ficará à disposição e a água utilizada para cuidar dos pescados e mariscos será encaminhada para a rede coletora de esgoto da BRK, evitando que resíduos sejam destinados à lagoa Mundaú.

Para o presidente da colônia dos pescadores Z4 da região, Mauro Pedro dos Santos, o Centro será importante para a rotina dos trabalhadores. “Espero que a gente tenha um lugar para cuidar dos nossos materiais, tomar um banho na lagoa, pescar e vender ali mesmo nossos produtos”, disse. “Se ficar do jeito que foi explicado, vai ser mais bonito que o Mercado do Jaraguá e serão nossos próprios clientes que vão espalhar a notícia. A propaganda boca a boca vai transformar os Flexais em um lugar turístico”, destaca o pescador.

O projeto leva em consideração o histórico das chuvas e, por isso, a estrutura está sendo feita com elevação do nível do solo para evitar eventuais inundações. A obra, que mobiliza cerca de 30 trabalhadores, está na fase de estruturação das fundações e tem previsão de ser concluída em janeiro de 2026. O Centro de Apoio a Pescadores e Marisqueiras integra o eixo “Economia e Trabalho” do Projeto Flexais, que conta com medidas para estimular o desenvolvimento econômico da região. O Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais é fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem. Das 23 ações previstas para reverter o ilhamento socioeconômico da região e incentivar a economia local, 16 estão implementadas e as demais em andamento.

Equipamentos entregues

Neste ano, foram entregues ao Município de Maceió uma creche-escola com área de 800 m², destinada ao ensino de até 120 crianças, e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com 390 m², que, além da estrutura básica, dispõe de salas específicas para odontologia e análises parasitológicas. Entre outras iniciativas em curso, estão a construção de um Centro Comercial, onde funcionará um espaço para feira livre e 10 boxes destinados a empreendedores, além de melhorias na iluminação e acessibilidade da comunidade. Está sendo planejada ainda a reforma da Praça Nossa Senhora da Conceição, que passará a ter área de convivência e rotatória para circulação dos veículos. Também estão em curso na região outras medidas como o Programa de Capacitação de Jovens, limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Câmeras de segurança foram instaladas na região e o Espaço Flexal conta com novo espaço localizado na rua Marquês de Abrantes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição