Construção do novo CAPS AD é iniciada no bairro Cidade Universitária

Publicado em 01/07/2025, às 10h54
- Divulgação

Assessoria

O bairro Cidade Universitária terá um novo Centro de Atenção Psicossocial AD III (CAPS AD III). A construção do equipamento já começou e faz parte do pacote de ações previstas no Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS). A previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano.
 
O CAPS AD III terá estrutura para atendimento especializado em saúde mental e dependência química, com capacidade para até 45 pacientes por dia. O projeto prevê 694 m² de área construída obedecendo as diretrizes do Ministério da Saúde, com adequações sugeridas pelo Município para as necessidades locais.
 
O Centro vai contar com espaços de acolhimento e convivência, salas de enfermagem, farmácia e medicação, quartos coletivos com acomodações noturnas, e áreas para administração, cozinha e refeitório, todos com rampas, piso tátil e espaços adaptados, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência.
 
Outras obras do PAS
 
Outras obras que integram o PAS seguem em andamento. No Cidade Universitária, um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) está sendo construído. O espaço terá 3,7 mil m² de área construída e capacidade para atender até 600 crianças, de 0 a 5 anos. O imóvel será entregue 100% equipado ao município.
 
Já no bairro do Bebedouro, está em execução a reforma de um imóvel para sediar o novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da região. Com área total de 775 m², o espaço vai contar com espaço exclusivo para os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) e do Espaço Flexal. O prédio será entregue equipado ao município.
 
Sobre o PAS
 
A adoção de medidas para reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol está prevista no Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
 
O Plano de Ações Sociourbanísticas reúne mais de 40 iniciativas que englobam a construção ou reforma de creches, mercados, praças e unidades de saúde, além de medidas nas áreas cultural, social, econômica e urbanística. Parte das ações é executada pela companhia; outras pelo Município de Maceió. O orçamento, custeado pela Braskem, é de R$ 198 milhões, atualizado anualmente.
 
O plano está organizado em quatro eixos de atuação: políticas sociais e redução de vulnerabilidades; atividade econômica, trabalho e renda; qualificação urbana e ambiental; e preservação da cultura e memória.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição