Consumidores alagoanos podem solucionar na internet conflitos com empresas

Publicado em 19/08/2020, às 18h58
Foto: Agência Brasil -

Ascom TJ

A população alagoana pode resolver pela internet conflitos com empresas, de forma rápida, sem processo judicial ou mesmo a intervenção do Procon. Isso é possível por meio da plataforma Consumidor.gov.br, na qual estão cadastradas algumas das empresas que estão entre as mais demandadas no Judiciário alagoano, como a Equatorial, Unimed Maceió, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco Panamericano e administradoras de cartões de crédito.

LEIA TAMBÉM

O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas.

"A plataforma não constitui um procedimento administrativo e não se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor", ressalta a juíza Juliana Batistela, coordenadora do setor de grandes litigantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Alagoas.

A utilização do serviço não impede que os consumidores sejam atendidos pelos Procons estaduais e municipais, Defensorias Públicas, Ministério Público, Juizados Especiais Cíveis e CEJUSCs.

"A principal inovação do Consumidor.gov.br está em possibilitar um contato direto entre consumidores e empresas, em um ambiente totalmente público e transparente, dispensada a intervenção do Poder Público na tratativa individual", aponta Juliana Batistela.

Por não se tratar de procedimento excludente da jurisdição, explica a magistrada, o juiz pode oportunizar ao autor da ação que entre em contato com a empresa por meio da plataforma. Quando já existe uma ação na Justiça e ocorre o acordo por meio da plataforma, este pode ser homologado pelo juiz do processo. Quando ainda não houve judicialização, o acordo também pode ser homologado, em um Cejusc pré-processual do Judiciário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro