Contra bullying, Câmara autoriza contratação de psicólogos em escolas municipais

Publicado em 19/09/2019, às 17h52
-

Ascom Câmara

Identificar e tratar crianças e adolescentes vítimas de “bullying” ou em casos ainda mais graves que passem por problemas como depressão e tendência ao suicídio, por exemplo. Esse é o objetivo do projeto de lei do vereador Siderlane Mendonça (PEN) aprovado, em primeira discussão, em sessão ordinária desta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Maceió, que autoriza as escolas da rede municipal e da iniciativa privada a contratar psicólogos para realizarem o trabalho com os menores.

LEIA TAMBÉM

O PL do parlamentar ainda precisa de uma segunda votação para se tornar lei, o que deve acontecer já na próxima semana. Nesta sexta-feira (20),  inclusive, Siderlane Mendonça realiza audiência pública, a partir das 9h, com o tema “Quebrando o Silêncio”, para discutir a prevenção do suicídio. Na mesma audiência, haverá entrega da Comenda Artur Ramos a Márcia Raquel Cedrin Vieira pelo destaque nos serviços prestados em prol da saúde de Maceió.

Em março deste ano, um aluno e outro homem invadiram uma escola na cidade de Suzano, em São Paulo, e mataram sete pessoas, cometendo suicídio em seguida. A tragédia foi um dos motivos para o PL de Siderlane Mendonça, que reconhece que a medida encontrará resistência das escolas.

“O PL não tem o objetivo ou poder de obrigar ninguém a nada, apenas autoriza que a contratação de psicólogos seja feita para que as crianças e adolescentes, juntamente com os pais e as escolas, identifiquem problemas como ‘bullying’ e outros problemas graves, que hoje levam muitos jovens a tirarem a própria vida. Por isso, mesmo que haja resistência por conta da questão financeira, entendo que é um embrião e que daqui a alguns anos não será mais necessário lei para o assunto porque, espero, será natural a presença de um profissional psicólogo nas unidades de ensino”, declarou Siderlane Mendonça.

ORDEM DO DIA– Na Ordem do Dia desta quinta-feira, os parlamentares também aprovaram iniciativa da vereadora Silvania Barbosa (PRTB) que dispõe sobre a instalação de placas indicando a existência de câmeras de monitoramento nas vias públicas de Maceió. Além dela, PL do vereador Ronaldo Luz (MDB) dispõe sobre a implantação na capital de bueiros inteligentes, assim como iniciativa de Lobão (PR) que concede ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, o Título de Cidadão Honorário de Maceió. Já Galba Novaes (MDB), teve PL aprovado para alteração da Lei nº 6.555, que dispõe sobre o tratamento tributário relativo ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automores.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda