Copa do Nordeste: Clubes querem criação de Série A e B a partir de 2018

Publicado em 03/08/2016, às 15h30

Redação

Alguns dos principais clubes da região pleiteiam ajustes naCopa do Nordeste a partir da temporada 2018. Náutico, Santa Cruz, Sport, Bahia, Vitória, Ceará e Fortaleza pretendem que a competição passe a ser disputada por pontos corridos, na primeira fase, e semifinal e final, além de ser dividida em duas séries, com rebaixamentos e acessos.

LEIA TAMBÉM

Para 2017, a ideia está praticamente descartada, uma vez que a CBF já divulgou o calendário: segundo o documento, serão oito datas para o regional e 18 para os estaduais.

O provável, porém, é que se repita o que aconteceu este ano, quando a Copa teve 12, duas a menos do que o torneio das Federações.

Além disso, os 20 integrantes do Nordestão já estão confirmados.

Os sete clubes que encabeçam o movimento já se reuniram e têm a adesão dos potiguares América e ABC e do paraibano Botafogo, que também se mostram inclinados a aderiram ao projeto.

Para a primeira edição do novo formato, que seria em 2018, o desejo é que os sete clubes mais bem ranqueados historicamente mais cinco oriundos de estaduais disputem a Série A. A Série B teria o mesmo formato (os 12 jogando entre si na primeira fase mais semifinal e final, totalizando 15 datas) e seria composta por classificados via estadual. Um ou dois seriam rebaixados - ainda não há consenso sobre isso. As federações, por ora, não desejam isso, já que suas competições perderiam força e relevância.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Palmeiras segura Corinthians e conquista o tetra do Paulista Feminino Série B 2026 tem seus 20 participantes definidos Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor"