Cordão do Boitatá exalta democracia em retorno do carnaval de rua

Publicado em 19/02/2023, às 15h46
© Fernando Frazão/Agência Brasil -

Agência Brasil

A celebração da democracia é o tema do carnaval deste ano do Cordão do Boitatá, que se apresentou hoje (19) na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. Criado em 1996 por estudantes e músicos, o bloco foi um dos responsáveis pela revitalização do carnaval de rua carioca. É reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM

Além de exaltar a democracia, o bloco homenageou músicos como Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Gal Costa e Moraes Moreira. A estimativa é de que mais de 50 mil pessoas brincaram no bloco.

A administradora Jaqueline Lima levou a mãe e a filha para aproveitar o carnaval do Boitatá na manhã de hoje. “É o primeiro carnaval depois da pandemia. No caminho, eu estava comentando com ela [minha filha] que eu vinha neste bloco grávida. Tenho fotos de grávida, com a minha barriga pintada de bola de basquete. E ela realmente gosta. Hoje a gente acordou cansada porque fomos num bloco ontem e falei que a gente podia ficar em casa, mas ela quis vir, acordou cedo. Para ir à escola, ela demora a se arrumar, mas pra vir pra cá, ela se arruma rápido”.

Até o fim do dia mais de 50 blocos desfilam hoje pelas ruas do Rio de Janeiro, entre eles o Bangalafumenga e Simpatia é Quase Amor.

A folia começou cedo, às 7h, no Leblon, com o Bloco Areia, e com o Divinas Tretas, no Flamengo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escolas de samba vão às ruas da Ponta Verde na primeira noite de desfiles em Maceió Operação Lei Seca registra redução de 25% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval Operação Carnaval: Alagoas registra redução de 10% no número de feridos em acidentes nas BRs Beija-Flor é a campeã do Carnaval RJ 2025; veja classificações