Coronavírus: órgãos do judiciário concedem teletrabalho a servidores que voltarem de locais com surto

Publicado em 13/03/2020, às 13h16
-

Redação TNH1 com informações da Ascom TJ/AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas publicou, nesta sexta-feira (13), Ato Normativo que regulamenta procedimentos para que servidores que regressarem de viagem de locais afetadas pelo Coronavírus (Covid-19) possam trabalhar de casa. A medida já havia sido adotada ontem pelo Tribunal Regional de Trabalho, e hoje foi seguida pelo Ministério Público Federal.  

LEIA TAMBÉM

Uma juíza do Tribunal Regional Eleitoral suspendeu temporariamente o atendimento presencial sem agendamento prévio nos municípios Pilar, Coqueiro Seco, Satuba e Santa Luzia do Norte na Sede do Cartório Eleitoral de Pilar, âmbito da 8ª Zona Eleitoral. O atendimento presencial, devidamente agendado nos sites do TRE e TSE, terá início a partir do dia 17 de março. O prazo temporário vai até o dia 7 de abril, quando será reavaliada a necessidade de readequação dessas determinações. 

A portaria assinada pela juíza eleitoral Renata Malafaia Vianna, da 8ª Zona Eleitoral, também restringe temporariamente a entrada do público externo à Sede do Cartório Eleitoral da 8ª Zona Eleitoral, à execeção dos cidadãos que tenham feito o agendamento, bem como os advogados que necessitem utilizar o sistema de protocolo. A juíza determina ainda que os servidores e colabordores deverão utilizar luvas, máscaras e álcool em gel dentro da sede e principalmente quando estiverem em atendimento ao público. 

No Tribunal de Justiça, conforme a publicação assinada pelo presidente Tutmés Airan, os gestores deverão conceder regime de teletrabalho temporário pelo prazo de 15 dias aos servidores que tenham regressado de viagens a localidades em que o surto do vírus tenha sido reconhecido.

Os servidores deverão informar à chefia imediata, antes do retorno ao trabalho, a localidade em que estiveram. A regra vale apenas nos casos em que o retorno às atividades ocorrer em período inferior a 15 dias do retorno da viagem.

As metas e atividades a serem desempenhadas nesse período serão acordadas entre a chefia imediata e o servidor, analisadas pela Comissão de Teletrabalho para aprovação da Presidência. Servidores lotados em unidades do primeiro grau passarão também por autorização da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL).

O Ato Normativo leva em consideração a caracterização do cenário de pandemia, que significa o risco potencial de a doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea, não se limitando a locais que já tenham sido identificados como de transmissão interna.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) resolveu suspender a realização de eventos marcados para a próxima semana (entre os dias 16 a 20 de março), evitando assim aglomerações. A decisão foi tomada durante reunião da Diretoria da Seccional alagoana e será publicada no Diário Oficial da OAB. A OAB Alagoas seguirá com o funcionamento normal de suas estruturas, serviços, reuniões e atendimentos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas