Corpo de Bombeiros e Samu realizam simulado de acidente com múltiplas vítimas

Publicado em 08/11/2016, às 18h02

Redação

Integrantes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) participaram na tarde desta terça-feira, 8, de uma simulação de um grave acidente com diversas vítimas, no bairro do Jaraguá, em Maceió. Profissionais do Exército também participaram.

LEIA TAMBÉM

A ação foi preparatória para o XXIX Congresso Pan-americano de Trauma, o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e o Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma (COLT), que acontecem simultaneamente, de quarta até sábado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardozo, no bairro Jaraguá, em Maceió.

O propósito da ação foi capacitar os profissionais e alunos nos métodos adequados de triagem, aplicados em incidentes com múltiplas vítimas, com a finalidade de salvar o maior número de pessoas. “Ele é também uma maneira de integrar os profissionais no treinamento dos atendimentos pré-hospitalar com eficiência”, destacou a enfermeira do Samu, Karla Gonzaga.

Para o supervisor geral do Samu Maceió, Lucas Casado, é importante sensibilizar os profissionais para a necessidade de conhecer, definir e treinar intensamente os procedimentos seguros nos atendimentos. “O simulado é relevante porque representa uma oportunidade de intensificar a prática dos atendimentos no cumprimento de normas de segurança para salvar vidas e reduzir ao máximo às sequelas que poderão ocorrer com as vítimas”, salientou.

Esse congresso é fundamental porque as estatísticas indicam que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas. É a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país destacou a enfermeira.

Traumas Físicos – Os dados estatísticos indicam que o trauma representa a terceira causa de morte no mundo, sendo superado apenas pelos eventos cardiovasculares e o câncer. No entanto, na população jovem de 0 a 44 anos, é a principal causa de mortalidade. Para cada óbito decorrente de trauma, há quatro sequelados, que demanda um custo elevado anual para tratamento e reabilitação estimado em US$ 6 bilhões.

No congresso estão previstas discussões sobre temas específicos, a exemplo de trauma e cuidados críticos às vítimas, através de palestras, mesas redondas, discussões de casos e apresentação de trabalhos científicos. Nesta segunda (7) e terça-feira (8), ocorrerão os cursos pré-congresso, com a finalidade de capacitar os participantes nos cuidados específicos aos pacientes vítimas de trauma.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário