Maceió

Corpo de Bombeiros faz buscas por trabalhador desaparecido em bueiro

| 27/01/18 - 12h01
TNH1 / Lelo Macena

O Corpo de Bombeiros faz nessa tarde de sábado (27) tentativas de resgate do trabalhador Adeilson Batista da Silva, de 23 anos, desaparecido após tentar salvar o colega, durante um acidente em uma galeria de esgoto no bairro de Jatiúca, em Maceió.

Adeilson e Cícero Porto da Silva, de 45 anos, além de outros três trabalhadores, faziam o serviço de desobstrução da galeria e precisaram quebrar uma parede de um poço de visita, mas ao fazer a abertura, foram surpreendidos por uma enxurrada de água que os arrastou.

Cícero morreu na hora e seu corpo foi encontrado em um bueiro 50 metros distante de onde trabalhava. Já Adeilson segue desaparecido.

Trabalho de resgate

De acordo com o sargento Guimarães, que comanda a operação de resgate, a dificuldade do trabalho está no nível de esgoto que está subindo rapidamente. Foram feitas duas tentativas de acesso à rede, mas sem sucesso. "Vamos aguardar o esgoto baixar, para ver se conseguimos ver a tubulação ou possivelmente o corpo. A possibilidade de encontrá-lo com vida é mínima", lamentou.

Ainda segundo o militar, populares informaram aos bombeiros que os trabalhadores não usavam os equipamentos de segurança necessários.

O presidente da Casal, Clécio Falcão, está no local para orientar o trabalho do Corpo de Bombeiros.

A obra é da empresa Engemat, contratada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, que enviou nota sobre o acidente. Confira:

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) lamenta o falecimento do operário Cícero Porto da Silva, da construtora Engemat, enquanto trabalhava em uma obra de esgotamento sanitário em Maceió, na madrugada deste sábado (27). O acidente ocorreu durante o desbloqueio de um Poço de Visita (PV), na rua Soldado Eduardo dos Santos, na Jatiúca.

As causas do acidente ainda não foram identificadas. Em tempo, a Seinfra e a Engemat estão articuladas para prestar solidariedade aos familiares das vítimas e se colocam à disposição, neste momento de irreparável perda.

A empresa também se pronunciou sobre o caso:

A Engenharia de Materiais LTDA lamenta o acidente ocorrido na noite desta sexta-feira [...], e se solidariza com os familiares dos trabalhadores vítimas desta fatalidade. Com 21 anos de atuação na área da construção, a Engenharia de Materiais Ltda jamais havia registrado qualquer acidente grave de trabalho nas suas obras. Por isso, solicitou imediatamente a abertura de uma sindicância para apurar o caso.

Toda a equipe técnica e de engenharia  da empresa acompanha todo procedimento realizado pelo Corpo de Bombeiros desde o momento do acidente, atendendo também às solicitações necessárias para a rápida apuração. 

A obra de infraestrutura está com toda a documentação regularizada, inclusive com as exigências do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil). No momento do acidente a obra contava com todos os equipamentos de segurança exigidos por Lei. 

A direção da empresa ratifica que junto com a Seinfra está empenhada neste momento para dar total apoio às famílias e realizar uma apuração rigorosa do acidente. Esta é a nossa prioridade em um momento de dor.