Corpo do pai do ex-presidente Collor deve ser exumado, decide STJ

Publicado em 05/10/2023, às 07h27
-

CNN Brasil

A terceira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, por unanimidade, um recurso que buscava impedir a exumação dos restos mortais do ex-senador Arnon Affonso de Farias Mello, pai do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello.

LEIA TAMBÉM

O motivo da exumação é um pedido feito na Justiça por um homem que alega ser filho de Arnon, que morreu em 1983. O STJ julgou ser legítima a solicitação. Mas a família Collor recorreu da decisão, alegando que é preciso preservar o corpo, a intimidade e a dignidade do ex-senador mesmo após a sua morte.

O relator do processo, ministro Mauro Ribeiro, rejeitou a argumentação e decidiu que o suposto filho tem direito de esclarecer a parentalidade por “todos os meios legais e moralmente legítimos”.

Uma alternativa à exumação seria o exame de DNA a ser feito com material genético dos filhos reconhecidos de Arnon. No entanto, os familiares refutam essa hipótese.

A defesa da família Collor informou à CNN que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e que não irá se pronunciar sobre o mérito do caso em razão do processo estar em segredo de justiça.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Saiu rindo', diz segurança sobre colega que liderou espancamento que matou ciclista no Rio Empresária que morreu após cirurgia plástica fez seis procedimentos no rosto, diz família Campo de society comprado com dinheiro do tráfico é alvo de operação em RO PEC que acaba com a escala 6x1 chega à CCJ, e governo Lula emplaca aliado na relatoria