Corpus Christi será celebrado na próxima quinta sem a tradicional procissão em Maceió

Publicado em 05/06/2020, às 10h14
Divulgação/Arquidiocese -

Redação TNH1 com Pascom Arquidiocese

Em virtude da pandemia e do isolamento social, a festa de Corpus Christi, que este ano será celebrada na próxima quinta-feira, dia 11, vai sofrer algumas alterações. Em Maceió, não haverá a tradicional procissão que percorre as ruas do Centro, enfeitadas com os tapetes.

LEIA TAMBÉM

A Arquidiocese de Maceió informou que as Santas Missas Solenes serão celebradas na Catedral Metropolitana e nas sedes de todas as Paróquias, mas estarão presentes, apenas, integrantes das equipes de liturgia e comunicação, cinco no total, conforme orientações anteriores feitas pelo Arcebispo.

Dom Antônio lembrou que as celebrações serão mais simples em todo o mundo, desde Roma passando por todas as outras Igrejas. “Aqui, em Maceió, teremos a celebração na Catedral, com adoração e bênção do Santíssimo, e, posteriormente, Santa Missa solene, com Igreja fechada, tomando parte somente os que irão servir e transmitir, ao vivo, através das redes sociais. Os fieis e suas famílias participarão de suas casas. Do mesmo modo, nas Paróquias”.

“Estamos em um tempo excepcional, inclusive a Festa de Corpus Christi passou, em outros anos, por outras pandemias. Por exemplo, São Carlos Borromeu, bispo de Milão, onde havia a peste negra, viu-se na obrigação de suspender todas as festas, inclusive grandes celebrações que se faziam na Catedral, para algo mais simples com poucas pessoas”, recordou.

A programação, no dia 11 de junho, na Catedral, será iniciada, às 15h, com Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo padre Elison Silva dos Santos, como representante do Congresso Eucarístico Provincial; seguida da Bênção do Santíssimo Sacramento para toda a cidade de Maceió, e, às 17h, a Missa Solene de Corpus Christi, presidida pelo Arcebispo Metropolitano.

Dom Antônio Muniz anunciou ainda que, após a pandemia, tal Solenidade será celebrada com grandiosidade e júbilo: “Daremos uma grande demonstração de fé, quando terminar a pandemia, onde celebraremos o II Congresso Eucarístico Provincial, o Centenário da Arquidiocese e o fim da pandemia”.

O arcebispo deixou uma mensagem, lembrando que, neste difícil momento, as pessoas tenham paciência e confiem na providência divina. “Quem tem a Deus, nada falta. Não saiam de casa, não venham para a rua e evitem aglomerações desnecessárias. O que o Senhor quer é que permaneçamos em casa, na Igreja doméstica, preservando a nossa saúde, que é um bem precioso, e a do irmão e da irmã, que também são bens preciosos. Nada te perturbe, tudo passa, só Deus basta”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês