Corte de energia para quem não pagar conta volta a valer a partir desta sexta

Publicado em 01/10/2021, às 18h57
Agência Brasil -

Uol

O corte de energia para quem falhar em pagar as contas elétricas no prazo voltou a valer desta sexta-feira, 1º. Em abril de 2020, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) suspendeu a penalidade por conta da pandemia e os desafios econômicos, sociais e sanitários trazidos por ela. No entanto, a Aneel confirmou que a partir de hoje retornará com a "possibilidade de suspensão de fornecimento para os casos que estavam vedados", incluindo os de consumidores de baixa renda.

LEIA TAMBÉM

Anteriormente, a empresa tinha optado por não fazer os cortes de luz independente da condição financeira dos clientes até 30 de junho e, com prorrogação, seguiu sem a interrupção elétrica até 30 de setembro.

A agência ressaltou que o corte de energia não pode ser feito de repente e, em casos de inadimplência, a distribuidora elétrica precisa enviar uma notificação para o consumidor com uma antecedência mínima de 15 dias. O aviso pode vir dentro da fatura, desde que esteja em destaque, ou em um documento separado da conta de energia.

Para clientes de baixa renda, que agora estão sujeitos novamente à perda de energia, a Aneel sugere que eventuais atrasos sejam parcelados. A REN (Redes Energéticas Nacionais) estabelece dividir o débito no mínimo em três parcelas para esse grupo.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital