Cosems quer acionar MPF para garantir segunda dose contra Covid em Alagoas

Publicado em 24/04/2021, às 16h57
-

Redação TNH1

Por meio de nota técnica divulgada na tarde deste sábado, 24, a diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AL) chamou a atenção para a gravidade da situação provocada pela falta de vacinas contra a Covid-19 nos municípios de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

Entre as medidas a serem adotadas para garantir a segunda dose do imunizante no Estado, o Cosems propõe acionar o Ministério Público Federal para obrigar judicialmente o Ministério da Saúde a fornecer em tempo hábil as doses de vacina para a Alagoas.

Da acordo com o documento, o quantitativo de doses da vacina CoronaVac enviado pelo Ministério da Saúde não atendeu as necessidades dos municípios alagoanos. Por conta disso, o Cosems pactuou com o estado a prorrogação da aplicação da segunda dose da CoronaVac para o prazo de 28 dias, o que consta, inclusive, na bula da vacina. “Com esta estratégia, estaremos assegurando que as pessoas não deixarão de tomar a sua segunda dose no tempo recomendado”, diz a nota.

Sobre as doses da vacina Astrazeneca, como o quantitativo também não é suficiente para dar prosseguimento à imunização, a recomendação é de que todas as doses disponíveis do imunizante sejam destinadas à segunda dose. 

Leia a nota na íntegra:

NOTA DA DIRETORIA EXECUTIVA

Maceió/AL, 24 de abril de 2021

A Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de SaúdeCOSEMS/AL, após reunião extraordinária realizada neste sábado, dia 24 de abril de 2021, com a participação do Presidente Rodrigo Buarque e das diretoras Paula Gomes, Maria Aparecida e Gláucia Torres, vem perante os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, colocar os seguintes fatos em relação a continuidade da vacinação da Covid-19:

1. Esta semana o quantitativo de doses da vacina CoronaVac enviado pelo ministério da saúde, não atendeu as necessidades dos municípios alagoanos.
Considerando esta situação anômala e visando não prejudicar a continuidade da vacinação nos municípios, o Cosems pactuou com o estado a prorrogação da aplicação da segunda dose da CoronaVac para o prazo de 28 dias, o que alías está tecnicamente respaldado na bula da própria vacina e também já foi adotado em outros estados. Com esta estratégia, estaremos assegurando que as pessoas não deixarão de tomar a sua segunda dose no tempo recomendado. Diante disto, recomendamos aos gestores para que promovam orientação junto à população quanto à alteração da data aprazada para a segunda dose (D2) da vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan), de modo a acrescentar, à data prevista nos Cartões de Vacinação, mais 7 (sete) dias.

2. Em relação a vacina Astrazênica, o quantitativo enviado pelo ministério da saúde também foi insufiente para atender as necessidades dos municípios alagoanos. Diante disto e também em obediência a uma recomendação do Ministério Público Federal, o quantitativo a ser distribuído para os municípios será destinado exclusivamente para as segundas doses (D2) dos Idosos com idade a partir de 85 anos (referentes à 2ª Remessa) e para a conclusão da vacinação dos quilombolas de 18 a 59 anos.

3. A Diretoria do Cosems entende que esta situação é extremamente grave e o cenário é bastante desafiador, exigindo posicionamentos e ações incisivas para seu enfrentamento, de maneira que os municípios não sejam prejudicados e tenham seus interesses coletivos defendidos. Diante disto, foram tomados os seguintes encaminhamentos:

• Articulação com a AMA para o enfrentamento conjunto da situação atual;
• Reunião com o Secretário Estadual de Saúde para encaminhamentos conjuntos junto ao Ministério da Saúde e;
• Articulação junto ao Ministério Público Federal para que acione judicialmente o Ministério da Saúde para a garantia das segundas doses em tempo hábil.

4. O Cosems continuará firme apoiando os municípios e lutando para garantir as vacinas necessárias, ao tempo em que conclama a todos para continuar unidos neste momento tão difícil e desafiador.

DIRETORIA EXECUTIVA DO COSEMS

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar