Costela do Zeca, melhor que a do Adão

Publicado em 03/09/2021, às 06h19 - Atualizado às 10h39
-

Redação

O Zeca é um querido. Quando escrevi sua trajetória no meu blog, choveu de mensagens (foram 96) elogiando o bom churrasqueiro da cidade gaúcha de Cacequi, que, desde os 18 anos, escolheu Maceió para viver. Foi de garçom a gerente, até que um belo dia abriu seu boteco, o Sr. Brasa (@sr.brasa), no bairro do Jatiúca. Segue com a mesma simpatia e um churrasqueiro “trilegal, tchê!”. Desse cantinho especial saem picanha, carneiro, maminha, asinha, frango desossado… Mas, uma das estrelas da casa é a costela bovina da marca alagoana Boi de Engenho (@boideengenhocarnes).

LEIA TAMBÉM

A costela bovina da Boi de Engenho derrete no céu da boca, e nem precisa de faca, solta fácil dos ossos

A costela bovina derrete no céu da boca, e nem precisa de faca, solta fácil dos ossos. O legal é que a costela da Boi de Engenho é de famílias de seis fazendas alagoanas, que criam raças como Angus e Nelore (com animais melhorados geneticamente). A carne é diferenciada a partir da melhoria da fazenda, da nutrição animal e aplicando um manejo sustentável.

Galetinho desossado, macio e bem temperado

Adorei o galetinho desossado, macio, bem temperado e na companhia do feijão tropeiro com bananas da terra é show de bola. Já bife de ancho chegou muito macio, com suas gordurinhas intercaladas. Para escoltar, maionese, macaxeira frita, arroz, e um feijão tropeiro com banana da terra dos deuses.  Para Zeca, o segredo de um bom churrasco é saber trabalhar com a carne, seja lá qual for o seu corte, usar sal grosso e não fantasiar o churrasco. “Algumas carnes exigem mais temperos e aí vai de acordo com o tipo do animal, porco, carneiro, aves…. No demais, é trabalhar com fogo vivo, bom braseiro e a mão do churrasqueiro para saber o ponto do assado”, reforça.

Barriga de porco, uma das estrelas do Sr. Brasa

Também merece destaque a barriga de porco, uma das partes mais saborosas da carne suína, temperada apenas com sal. Primeiro ela é grelhada, depois cortada em tiras retorna para churrasqueiro, por fim chega em cubos para ser degustada sem cerimônias e com alguns pingos de limão.

Trajetória – Zeca é gaúcho da cidade de Canoas. Com diploma em botecos, ele diz que visitou mais de mil, afinal, foram 25 anos trabalhando no setor de alimentação fora do lar. Conheci o bom rapaz como garçom e depois como gerente no Divina Gula. Sua escola de churrasqueiro foi no antigo Laçador, e atualmente é um dos mestres no bairro da Jatiúca.

Zeca do Sr. Brasa trouxe a tradição do bom churrasco gaúcho para o bairro da Jatiúca

Rota: Sr. Braza

Petiscos a partir de R$ 8,00/ Pratos para duas pessoas: a partir de R$ 60,00/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a sábado das 11h às 0h/ domingo das 11h às 18h

Avenida Paulo Falcão 782/ Jatiúca/ Telefone: (82)99964-4598- Por trás da Casa da Picanha

Linguiça de costela bovina de Angus

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?