Covid-19: em um mês de funcionamento, Hospital Metropolitano atende 303 pacientes

Publicado em 15/06/2020, às 13h18
Marcio Ferreira / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O governador Renan Filho visitou, nesta segunda-feira (15), o Hospital Metropolitano, que completa hoje um mês de funcionamento como centro de tratamento da Covid-19. Localizado no Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, o hospital passou a integrar a rede pública com atendimento exclusivo a pacientes acometidos pelo novo coronavírus em 15 de maio e já registrou 303 internamentos. 

LEIA TAMBÉM

Nesses 30 dias de funcionamento, 157 pacientes receberam alta médica. Com 160 leitos, sendo 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e 800 profissionais de saúde que têm se revezado para garantir o funcionamento em tempo integral, a estrutura conta com respiradores, monitores multiparâmetro, bombas de infusão e equipamentos como tomógrafo para a realização de exames.

“Trinta dias de funcionamento do Hospital Metropolitano e estamos aqui para agradecer a toda equipe que está na linha de frente no combate ao coronavírus aqui em Alagoas. Já são mais de 100 dias em que a gente trabalha diariamente num momento de tanta dificuldade para o nosso estado”, destacou o governador durante entrevista coletiva à imprensa.

Renan Filho ressaltou que o atendimento no Hospital Metropolitano deve aumentar no próximo mês, dada a familiarização da equipe técnica com o local e com a capacidade de atendimento. “Já são 157 alagoanos que vieram a este hospital e tiveram alta, ou seja, foram vidas salvas, foram famílias atendidas com dignidade, foi o Estado de Alagoas cumprindo seu papel. Certamente no próximo mês teremos um atendimento ainda maior, porque estamos ampliando gradativamente a ocupação do hospital para familiarizar a equipe e testar equipamentos. Caminharemos para criar as condições necessárias para, cada vez mais, resgatar a normalidade da vida do alagoano”, disse.

A humanização dos atendimentos no Hospital Metropolitano é um serviço prioritário na unidade, que acontece por meio de visitas virtuais para aproximar o paciente aos seus familiares. Além dos pacientes, a unidade oferece também prestação de assistência psicológica aos profissionais de saúde que trabalham no local.

Durante a visita, o governador Renan Filho falou da importância da abertura do Metropolitano num momento crucial para a saúde pública no estado. “A grande marca do combate à pandemia do coronavírus em Alagoas é, sem dúvida, a entrega dos hospitais definitivos, que vão funcionar como um grande legado para o estado e que vai trazer melhor qualidade de saúde para as pessoas tanto agora quanto no futuro”, disse o governador, lembrando que ainda este mês será inaugurado o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas