Covid-19: Espanha vai conceder auxílio mensal a famílias mais pobres

Publicado em 17/04/2020, às 13h38
Futura Press / Folhapress -

Agência Brasil

A Espanha planeja pagar uma renda mensal básica para cerca de 1 milhão das famílias mais pobres do país para ajudá-las a enfrentar o impacto do novo coronavírus, disse o ministro da Previdência Social, José Luis Escrivá, nesta sexta-feira (17).

LEIA TAMBÉM

Aqueles que receberem a renda básica, a ser aprovada pelo gabinete em maio, terão incentivos para encontrar trabalho, como a permissão para combinar o valor mensal com os salários de um novo emprego durante certo período, disse Escrivá à estação de rádio Cope.

"Sem incentivos para encontrar um emprego, há uma tentação de esgotar o salário e não olhar para o mercado de trabalho", disse ele.

Ainda não foi decidido quanto será pago por mês e Escrivá se recusou a dizer quanto custaria ao governo, embora tenha afirmado que a medida seria financiada com nova dívida pública.

Ele acrescentou que até um quinto das famílias espanholas têm renda inferior a 246 euros por mês.

O Partido Socialista e seu parceiro de extrema-esquerda, Unidas Podemos, concordaram em janeiro em criar a renda básica como parte de seu programa de quatro anos, embora a crise da covid-19 tenha mudado as prioridades.

Escrivá disse que levaria semanas para que a burocracia do governo começasse a pagar o novo benefício.

A economia espanhola perdeu 900 mil empregos durante as duas primeiras semanas da quarentena imposta em 14 de março para limitar a disseminação do novo coronavírus, elevando novamente o número oficial de desempregados ao patamar de três anos atrás.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja