Covid-19: Prefeitura divulga informações sobre compras e contratações

Publicado em 29/04/2020, às 12h59
Foto: Pei Fon / Secom Maceió -

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), disponibiliza o site http://www.licitacao.maceio.al.gov.br/ com todas as informações de compras e contratação de serviços realizadas pelo Município. O trabalho de transparência facilita o acesso à informação da população, órgãos de controle e fornecedores. As compras emergenciais referentes ao enfrentamento da Covid-19 também são disponibilizadas.

LEIA TAMBÉM

O prefeito Rui Palmeira ressalta a importância do trabalho e a facilidade de acesso. “Sabemos como a transparência é importante na gestão pública, principalmente em momentos como este. Por isso, criamos uma página onde qualquer cidadão pode acompanhar as compras relacionadas às ações da covid-19”, disse o gestor.

O maceioense pode ficar por dentro dos procedimentos de compras públicas no computador ou na palma da mão com o celular. O portal oferece o passo a passo dos processos em andamento ou concluídos. No início da página estão fixados os links das abas de licitações, atas, sanções, plano anual, comissões, legislação e agora também covid-19.

O diretor-presidente da Arser, Rodrigo Fontan, explica que a plataforma é completa. “O site disponibiliza toda estrutura dos processos de compras do Município, desde o início com termo de referência, edital, licitação, ata do pregão, recursos, impugnações e esclarecimentos. O objetivo é tornar público para os órgãos de controle, população e fornecedores quais são as compras que foram e serão realizadas. Outro ponto importante é que as próprias secretarias podem identificar as atas de registros de preços, ou seja, temos todo passo a passo dos processos até a finalização”, informou Fontan.

Com a situação de emergência em Saúde Pública diante da pandemia do coronavírus, o Município começou a inserir também as informações sobre as compras emergenciais. Entre os processos recentes estão disponibilizados, por exemplo, o processo da aquisição de insumos para o combate da covid-19 e aquisição de máscaras artesanais reutilizáveis. Ao lado da descrição estão informações como data de abertura, órgão requisitante, status (em andamento ou encerrada) e a opção “ver mais” com todos os detalhes da compra.

“Antes mesmo da legislação específica que trata da covid-19, decidimos que todas as compras seriam disponibilizas no portal, tanto as compras quanto os avisos de licitação e os avisos de compras de forma direta. Isso facilita também aos fornecedores e aos  órgãos de controle. Manter de forma pública o que a gente está comprando e o que gente comprou, o fornecedor e o valor que foi comprado legitima a nossa preocupação com a publicidade e o bom processamento de compras dentro do município de Maceió”, acrescentou o diretor-presidente da Arser.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês