Covid: Anvisa aprova 3ª dose para crianças maiores de 5 anos e adolescentes

Publicado em 07/12/2022, às 18h17
Bruno Wesley/Secom Maceió -

UOL

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou para mudar a posologia da vacina Comirnaty, da empresa Pfizer contra a covid-19. Com a alteração, o imunizante será autorizado como terceira dose, ou dose de reforço, para crianças a partir dos 5 anos e adolescentes.

LEIA TAMBÉM

No Brasil, a terceira dose estava disponível apenas para pessoas maiores de 18 anos, com diversos municípios abrindo essa vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos. A Comirnaty também serve para o esquema vacinal para bebês a partir de 6 meses de idade, mas até então não era autorizada para reforçar o esquema vacinal de crianças mais velhas e adolescentes.

Segundo a Anvisa, para tomar a decisão foram avaliados dados clínicos da Pfizer se "concluiu que os benefícios da alteração de posologia superam os riscos na aplicação da dose de reforço nessa faixa etária".

A agência também ressaltou a necessidade de dar continuidade ao esquema vacinal da população, pelo "decaimento dos anticorpos" contra a a covid "com o tempo". A aplicação de mais doses ao longo dos meses é para "manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença".

A atualização da bula da vacina ocorre em um momento de amplo contágio do coronavírus no país. Ontem, o Brasil registrou o maior patamar de testes positivos em quatro meses, desde agosto, com 46.221 novos casos conhecidos de covid-19 durante o dia.

Desde o início da pandemia, são 35.482.252 diagnósticos confirmados no país. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.

O país ainda teve 167 mortes em decorrência da doença. Ao todo, desde março de 2020, foram 690.465 vidas perdidas no Brasil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

ANS inclui cirurgia robótica para câncer de próstata na cobertura obrigatória dos planos de saúde Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório