Covid: Brasil recebe hoje novo lote com 600 mil doses da vacina da Pfizer

Publicado em 07/07/2021, às 12h57
Carla Cleto / Agência Alagoas -

Uol / Viva Bem

O Ministério da Saúde comunicou que o Brasil receberá um novo lote com 600 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 ainda hoje, por volta das 19h. O novo lote será destinado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), que fará uma reunião entre a União, os estados e municípios ainda esta semana para determinar quantas doses serão repassadas aos estados e ao Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

Com a chegada do novo lote, a Pfizer já soma o envio de mais de 16 milhões de doses ao país desde abril.

"Após a entrega dos imunizantes pelos laboratórios, eles passam por um controle de qualidade rigoroso, contagem e rotulagem no Centro de Distribuição Logístico, em Guarulhos/SP. Quando as doses são liberadas para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas, em uma operação logística complexa e realizada em tempo recorde", declarou o Ministério da Saúde ao VivaBem.

A última entrega da farmacêutica norte-americana ao Brasil foi do total de 936 mil doses do imunizante na quinta-feira (1º). Este lote foi o terceiro enviado ao longo da semana passada, totalizando mais 2,4 milhões de vacinas da fabricante que chegaram ao território nacional em sete dias.

Os imunizantes enviados na semana passada começaram a ser distribuídos na sexta-feira (2) pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios da federação. As doses da Pfizer foram destinadas aos funcionários do sistema penitenciários e detentos, forças armadas e de segurança, trabalhadores industriais e pessoas de 55 a 59 anos.

O governo federal adquiriu, no total, 200 milhões de doses da Pfizer/BioNTech. Destas, 100 milhões devem ser entregues até setembro e outras 100 milhões de doses do imunizante estão previstos para chegar entre outubro e dezembro.

O Brasil atingiu ontem a marca de 27,7 milhões de habitantes que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 27.795.289 pessoas receberam a dose de reforço ou a dose única da Janssen, o que representa 13,13% da população do país. Os números são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital