Covid: Maceió vacina crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos nesta segunda

Publicado em 24/07/2022, às 14h17
Tânia Rêgo / Agência Brasil -

Secom Maceió

A partir desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Maceió iniciará a vacinação contra a Covid-19 com o uso da Coronavac em crianças imunocomprometidas de 3 a 5 anos de idade. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação com a Coronavac será feita de forma gradual. Inicialmente, o imunizante será destinado apenas para crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade. Em seguida serão as faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Ainda segundo o MS, não há mais recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir de 3 anos de idade. 

“A vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 poderá evitar infecções pelo SARS-CoV-2, hospitalizações e óbitos, além de outras complicações pós-covid. Estudos já demonstraram a eficácia e efetividade da vacina Coronavac a partir dos 3 anos de idade e já está autorizada pela Anvisa, ou seja, a vacina é segura”, afirma a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

O MS orienta, ainda, que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, Maceió aplicou 62.422 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19, alcançando 63,98% da população entre 5 a 11 anos de idade vacinadas com a primeira dose e 36,06% do público infantil totalmente imunizado.

Documentação para vacinação pediátrica - Para vacinar o público de 3 e 4 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS. Além disso, devem apresentar a prescrição médica especificando a condição de imunossupressão conforme descrição abaixo informada pelo Ministério da Saúde:

Entende-se por pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos):

Pontos fixos

Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos

Confira mais informações

Termo de Assentimento para vacinação infantil contra a Covid-19

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês