Cozinha de buffet na Jatiúca é interditada por falta de higiene e de documentação

Publicado em 25/02/2025, às 16h03
-

Assessoria

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) em uma ação conjunta com o Procon Maceió interditaram, nesta terça-feira (25), uma cozinha de buffet com precárias condições de higiene e ausência de documentos essenciais para o funcionamento, localizada no bairro Jatiúca. O estabelecimento apresentava risco iminente à saúde pública.

LEIA TAMBÉM

“Dentre as irregularidades sanitárias encontradas estão a ausência de alvará sanitário e de controle de pragas, além de um ambiente insalubre, com manipulação e armazenamento de alimentos de forma inadequada, colocando a saúde da população em risco”, destaca o chefe especial da Vigilância Sanitária Municipal, Airton Santos.

Já o Procon Maceió verificou questões documentais, como o alvará de funcionamento, alvará do Corpo de Bombeiros, Código de Defesa do Consumidor visível para os clientes e também se haviam contratos com cláusulas abusivas para quem contratasse o serviço. Na oportunidade, não foi apresentada nenhuma documentação e os agentes concederam o prazdo de 20 dias para que o estabelecimento regularize a situação.

A diretora do Procon Maceió alerta para a importância das ações conjuntas com outras secretarias. “Tanto o Procon quanto a Vigilância desempenham um papel importante para garantir que não haja prejuízos para a segurança e a saúde da população. Ações como as de hoje vão continuar ocorrendo por toda a capital, de forma a manter nossa efetividade”, afirmou Cecilia Wanderley.

 
 
 
 

 

A empresa foi autuada e deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração. O estabelecimento tem 90 dias para se adequar às normas sanitárias e solicitar a reabertura.

Saiba como denunciar

Para denunciar irregularidades de estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

As denúncias que desrespeitam as relações de consumo podem ser enviadas aos canais de atendimento do Procon Maceió pelo número 0800 082 4567 ou pelo WhatsApp (82)98882-8326.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês