Cravinhos, Nardoni, Lindemberg e mais presos ganham 'saidinha' temporária em SP

Publicado em 13/06/2023, às 08h41
Reprodução/TV Globo e GloboNews -

g1

Tem início nesta terça-feira (13) a "saidinha", benefício de saída temporária concedido para detentos do regime semiaberto que preenchem requisitos estabelecidos na lei. Na Penitenciária 2 de Tremembé (SP), conhecida por ter presos envolvidos em casos de grande repercussão nacional, 112 pessoas serão beneficiadas pela saidinha.

LEIA TAMBÉM

Entre os detentos que terão a oportunidade de deixar o presídio estão: Alexandre Nardoni, que cumpre pena por jogar a própria filha do 6º andar de um prédio; Mizael Bispo, condenado por matar a ex-namorada; e Lindemberg Alves, que foi preso após manter em cárcere privado e matar a ex-namorada Eloá Pimentel (veja lista completa abaixo).

A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social para garantir a segurança e a privacidade dos internos.

A unidade tem capacidade para 396 presos entre o regime semiaberto e fechado, mas atualmente abriga 344. Na Ala de Progressão, a capacidade é de 188 detentos, mas no momento são abrigadas 123 pessoas.

A saída dos 112 detentos da Ala de Progressão da Penitenciária 2 masculina de Tremembé está programada para acontecer a partir das 6h. Ao menos 22 deles entraram na ala este ano. O presídio fica localizado na Rodovia Amador Bueno da Veiga, Km 138,5 - Bairro do Una.

Veja a lista de detentos ‘famosos’ contemplados com o benefício:

Quem tem direito às saídas temporárias? Apenas os presos do regime semiaberto têm direito à saída temporária. Para ter o benefício, que é concedido por um juiz, eles precisam ter o cumprimento mínimo de 1/6 da pena se ele for primário e 1/4 se ele for reincidente.

Além disso, ainda precisa ter bom comportamento. O preso que tiver alguma ocorrência leve ou média dentro do presídio precisa passar por uma reabilitação de conduta, que leva até 60 dias. Só depois disso, pode ter o benefício.

O beneficiário deve apresentar um endereço onde poderá ser encontrado durante a saída temporária. Deve permanecer no endereço durante o período noturno. E não pode frequentar bares e casas noturnas.

Com as mudanças do pacote anticrime, em vigor desde 2020, o preso condenado por crime hediondo com morte não tem mais direito a saída temporária. Exceção para aqueles que tiveram o direito adquirido antes da alteração na legislação.

Qual a justificativa para o benefício? A previsão legal da saída temporária faz parte do entendimento de que o cumprimento da pena precisa incluir a ressocialização da pessoa presa. A Justiça entende que, com a saída, o preso vai fazer visitas à família e aos amigos, e manter o vínculo social fora da prisão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário