CRB x CSA: clássico é adiado por falta de efetivo policial no Carnaval

Publicado em 09/02/2026, às 12h21
- João Marcelo Cruz / TNH1 (Direitos Reservados)

TNH1 com Ascom SSP AL

O clássico entre CRB e CSA, que marca a primeira semifinal do Campeonato Alagoano 2026, inicialmente marcado para o sábado de Carnaval (14), ou "sábado de Zé Pereira", no estádio Rei Pelé, em Maceió, precisou ser adiado por questões de segurança. 

LEIA TAMBÉM

Após reunião entre a Federação Alagoana de Futebol (FAF), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e os clubes de futebol, ficou definida adiar a partida marcada para o Estádio Rei Pelé.

Veja como ficam as datas, informadas pela FAF:

Jogos de ida:

Jogos de volta:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou que recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), os presidentes Robson Rodas, do Centro Sportivo Alagoano (CSA), Mário Marroquim, do Clube de Regatas Brasil (CRB), e o presidente da FAF, Felipe Feijó, para discutir o planejamento de segurança do primeiro jogo das semifinais, em Maceió.

Durante a reunião, o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, antecipou aos clubes que, em razão do início dos festejos de Carnaval, que começam na sexta-feira (13) e seguem até a Quarta-feira de Cinzas (18), todo o efetivo da Polícia Militar de Alagoas estará empregado em operações de segurança em todas as regiões do estado, o que inviabiliza o atendimento ao clássico na data inicialmente prevista.

“O Carnaval é um dos períodos mais sensíveis do calendário operacional da segurança pública. Todo o nosso efetivo estará direcionado para garantir a tranquilidade da população em todo o estado. Não podemos correr o risco de fragilizar esse planejamento deslocando policiais para um evento esportivo de grande porte”, destacou o secretário Flávio Saraiva.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, destacou a preocupação com o impacto que o deslocamento de parte do efetivo poderia causar na segurança da população. Segundo ele, foram apresentadas alternativas de datas para a realização da partida, sem comprometer a cobertura policial durante o Carnaval.

“Um clássico como esse exige um grande aparato policial, principalmente fora do estádio. Nosso compromisso é com a preservação da ordem pública em todo o estado. Por isso, a sugestão é que o jogo seja remarcado para uma data em que possamos garantir segurança plena para torcedores, clubes e para a população em geral”, afirmou o comandante-geral.

Durante o encontro, os comandantes do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Henrique Jatobá, e do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Hiraque Agnnes, detalharam a estratégia tradicionalmente empregada no Clássico das Multidões. Ambos ressaltaram que a maior parte das ocorrências costuma acontecer no entorno do estádio, o que demanda um efetivo ainda mais robusto para cobrir pontos sensíveis e possíveis focos de conflito.

O secretário Flávio Saraiva também lembrou que, no último clássico entre CSA e CRB, o trabalho integrado de inteligência foi decisivo para evitar episódios de violência. “Nossas equipes de inteligência identificaram riscos concretos de ataques e confrontos, que foram neutralizados antes mesmo de acontecerem. Esse é um trabalho silencioso, técnico e fundamental que exige estrutura, planejamento e efetivo disponível”, pontuou o secretário.

Participaram ainda da reunião os secretários executivos da SSP, coronel Jairison Melo e coronel Patrick Madeiro; o titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), delegado Igor Diego; os chefes da Inteligência Integrada da SSP, delegado Gustavo Henrique e major Nivaldo Sampaio; o comandante do CPRZN (Comando de Policiamento Regional da Zona Norte), coronel Marlon Araújo; o diretor de Inteligência da PM, tenente-coronel Thiago Duarte; e o oficial de operações do Comando de Missões Especiais (CME), major Heytor Bispo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

CRB oficializa contratação de novo centroavante para sequência do Alagoano 2026 Coruripe revela motivo da queda de energia em jogo que salvou time de rebaixamento GALERIA: os melhores cliques da vitória do CSA sobre o Cruzeiro-AL Falta de energia em Coruripe x CRB: arbitragem decide e rebaixado é definido