CREA-AL vai autuar moradores por obra irregular em cozinha de apartamento

Publicado em 17/07/2021, às 14h27
Reprodução -

João Victor Souza e Paulo Victor Malta

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL) confirmou neste sábado, 17, que vai notificar e lavrar auto de infração contra o casal de idosos que fez uma obra irregular na cozinha do apartamento, em um prédio no Trapiche da Barra, em Maceió. 

LEIA TAMBÉM

Segundo a presidente do CREA-AL, Rosa Tenório, o condomínio, através do síndico, que seria corresponsável, também será notificado e autuado. Ela confirmou que foi retirada parte do pilar na cozinha sem que houvesse autorização e nem alvará com liberação da prefeitura. "Um pedreiro que estava na reforma, o certo seria um engenheiro".

"O CREA tomou conhecimento na noite de sexta-feira após vistoria da Defesa Civil, que constatou risco de colapso estrutural. Os engenheiros estiveram no local e o CREA vai encaminhar uma equipe de fiscalização na segunda-feira, para fazer autuação dos infratores por falta de responsável técnico, sendo que não houve autorização para a reforma", detalhou Tenório. 

Ainda de acordo com a presidente do CREA-AL, os engenheiros recomendaram que seja feito o imediato escoramento do pilar no apartamento em que foi realizada a obra e também no andar de baixo. 

"Os engenheiros recomendaram o escoramento imediato de dois pavimentos, o do imóvel onde foi feita a reforma e o apartamento localizado abaixo. Foi comprovado que não havia responsável técnico pela obra, o que foi visto lá foi uma tentativa de retirada de um pilar, que talvez estivesse incomodando os moradores. Mas, para retirá-lo, era necessária a consulta com um técnico, especialista no assunto, por isso a importância da presença de um responsável. Também foi recomendado o ato contínuo para recuperar o pilar danificado. Por sorte, ele não foi retirado por completo", analisou.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) deve se manifestar sobre o assunto nesta segunda-feira, 19. 

Entenda o caso

A Defesa Civil de Maceió confirmou a recomendação de evacuação de um prédio no bairro de Trapiche da Barra, em Maceió, por causa da danificação no pilar de um apartamento do 12º andar. O dano na estrutura foi causado durante reforma na cozinha do imóvel.

De acordo com informações passadas pelos moradores, a obra em uma das torres do residencial, que teria sido irregular, atingiu uma viga de sustentação do edifício e provocou rachadura.

A Defesa Civil enviou uma equipe para avaliação da situação e constatou risco de colapso. Com isso, foi orientado o isolamento do prédio. O órgão disse que vai aguardar um laudo de avaliação feito por um responsável técnico capacitado.

O caso foi direcionado para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea). O Corpo de Bombeiros também tomou conhecimento do risco de colapso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário