CREA autua dona de imóvel por obra irregular; engenheiro é contratado para reparo em pilar

Publicado em 20/07/2021, às 11h24
Divulgação -

TNH1

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL) já notificou e autuou a proprietária do apartamento responsável pela obra irregular na cozinha que resultou na recomendação de evacuação imediata após avaliação da Defesa Civil. A assessoria do órgão disse ao TNH1 que uma equipe esteve no residencial nessa segunda-feira, 19, e verificou os danos na estrutura.

LEIA TAMBÉM

Segundo o CREA-AL, um engenheiro habilitado foi contratado para executar o reparo no prédio. O Conselho destacou que recebeu a informação de que a danificação já havia sido corrigida e até o final de semana uma equipe vai ser direcionada ao imóvel para fiscalizar a situação.

O CREA-AL havia confirmado no sábado passado que iria notificar e lavrar auto de infração contra os responsáveis pela reforma. A presidente do CREA-AL, Rosa Tenório, disse que foi retirada parte do pilar na cozinha sem que houvesse autorização e nem alvará com liberação da prefeitura. "Um pedreiro que estava na reforma, o certo seria um engenheiro", contou na ocasião.

Ainda de acordo com Tenório, os engenheiros recomendaram que fosse feito o imediato escoramento do pilar no apartamento em que foi realizada a obra e também no andar de baixo. 

Entenda o caso

A Defesa Civil de Maceió confirmou, na última sexta, 16, a recomendação de evacuação de um prédio no bairro de Trapiche da Barra, por causa da danificação no pilar de um apartamento do 12º andar. O dano na estrutura foi causado durante reforma na cozinha do imóvel.

De acordo com informações passadas pelos moradores, a obra em uma das torres do residencial atingiu uma viga de sustentação do edifício e provocou rachadura.

A Defesa Civil enviou uma equipe para avaliação da situação e constatou risco de colapso. Com isso, foi orientado o isolamento do prédio. O órgão disse que vai aguardar um laudo de avaliação feito por um responsável técnico capacitado.

O caso foi direcionado para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea). O Corpo de Bombeiros também tomou conhecimento do risco de colapso.

Em nota, a Sedet afirma que a proprietária do imóvel já foi notificada e que a obra foi embargada por não ter alvará e nem responsável técnico. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário