CRIA é finalista no prêmio nacional Excelência em Competitividade; destaque boas práticas

Publicado em 11/09/2019, às 11h51
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O programa Criança Alagoana (CRIA) está entre os seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), entidade nacional que mobiliza a sociedade na defesa de causas que melhorem o funcionamento do Estado.

O resultado parcial foi baseado nos critérios como equidade, replicabilidade, inovação e capacidade do CRIA em ajudar o Estado na consolidação de um país mais próspero e competitivo.  Ao total foram analisados 120 projetos, de todo o Brasil, passando pelo crivo de grandes nomes de especialistas no tema desenvolvimento econômico e social.

LEIA TAMBÉM

Para o gestor intersetorial do CRIA, Antônio Pinaud, o modo de gestão do programa de Alagoas foi o grande diferencial nessa colocação do Criança Alagoana em um dos prêmios de maior relevância do Brasil. “A convergência intersetorial que o CRIA adota é um modelo de gestão que otimiza recursos e aumenta os resultados, impactando na produtividade e qualidade dos programas e projetos. É dessa forma que o Estado tem trabalhado”, disse Pinaud.

O modelo de convergência utilizado pelo CRIA consiste em integrar as ações nas áreas da saúde, educação e assistência social, além de outras secretarias, para que as políticas públicas em prol das gestantes e crianças, de até seis anos, funcionem com mais eficiência. Além disso, a cadeia de informação permite maior articulação entre os municípios alagoanos e o Estado.

HISTÓRICO

O programa Criança Alagoana (CRIA) está entre os seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Imagem: Agência Alagoas

O CRIA foi criado em 2018, por iniciativa da primeira-dama Renata Calheiros, para promover e integrar políticas públicas para a primeira infância de Alagoas. Desde então, vem trazendo transformações na área de saúde, educação e assistência, como a realização de 100% do teste do pezinho, mutirões de vacinação e nutrição e incremento de 79% no Bolsa Variável Gestante (BVG) e 44% na concessão do Bolsa Variável Nutriz (BVN).

As ações abrangem também a inauguração da Casa do Coraçãozinho, abertura de novos leitos obstétricos humanizados e construção de praças da primeira infância. Desde o início do governo Renan Filho os cuidados com a primeira infância tem sido prioridade. Os resultados disso é a redução de 12% da mortalidade infantil, entre 2014 e 2017, aumento de 15,6% na proporção de nascidos vivos e redução da razão da mortalidade materna.

O resultado final do prêmio será anunciado no dia 18 de outubro, em São Paulo, durante a o Ranking de Competitividade dos Estados, 2019. Além do programa alagoano, os outros programas de boas práticas finalistas são de São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso e dois da Paraíba.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas