Criança de 4 anos morre com suspeita de meningite em hospital de Maceió

Publicado em 01/07/2025, às 16h05 - Atualizado às 17h00
- Divulgação / ISAC

Gabriel Amorim

Um menino de quatro anos, que estava internado no Hospital da Criança, em Maceió, morreu com suspeita de meningite na madrugada desta terça-feira (1º). O caso foi confirmado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, onde o pequeno estava antes de ser transferido.

LEIA TAMBÉM

A criança foi identificada como Luiz Henrique da Silva. De acordo com a assessoria da UPA, ele foi levado à unidade na manhã de segunda-feira (30), apresentando sintomas considerados inespecíficos.

Luiz passou por avaliação médica, recebeu tratamento inicial e a família foi orientada a retornar em caso de surgimento de novos sintomas ou agravamento do quadro. Segundo familiares, ele retornou à UPA já em estado grave.

Com o agravamento, a situação passou a ser tratada como suspeita de meningite pela Vigilância Epidemiológica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió.

A criança foi regulada e transferida para a UTI do Hospital da Criança, mas não resistiu e faleceu pouco depois da internação.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que aguarda o resultado dos exames para confirmar a causa da morte. Já a SMS relatou que o caso foi notificado, a profilaxia foi iniciada (medida preventiva para evitar a propagação de doenças) e que está sendo oferecido suporte tanto à família quanto à escola da criança.

NOTA DA SESAU

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que aguarda o resultado dos exames de Luiz Henrique da Silva, de 4 anos, para confirmar a causa de sua morte, ocorrida na madrugada desta terça-feira (1°), no Hospital da Criança de Alagoas.

A criança foi admitida em estado grave e encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando precisou ser entubada, e recebeu medicações para tratar um quadro de choque séptico e suspeita de meningite.

A Sesau manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Luiz Henrique.

NOTA DA UPA

Na madrugada desta terça-feira (1º), uma criança atendida na UPA Benedito Bentes evoluiu para óbito após ser transferida para a UTI do Hospital da Criança. O paciente havia sido atendido na manhã de segunda-feira (30), com sintomas inespecíficos, recebendo avaliação médica, tratamento inicial e orientações para retorno em caso de novos sintomas ou piora, o que ocorreu posteriormente.

Com o agravamento do quadro, o caso passou a ser acompanhado como suspeita de meningite pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. Após regulação, o paciente foi encaminhado para unidade de referência, mas não resistiu. A SMS notificou o caso, iniciou a profilaxia necessária e está oferecendo suporte à família e à escola frequentada pela criança.

A UPA Benedito Bentes mantém o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento, seguindo rigorosamente os protocolos clínicos e assistenciais estabelecidos.

A equipe manifesta solidariedade à família e permanece à disposição para esclarecimentos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição