Criança de 5 anos morre após quatro dias internada por engasgar-se com bala, em Maceió

Publicado em 21/02/2026, às 10h48 - Atualizado às 12h03
- Reprodução/Redes sociais

João Arthur Sampaio

Ler resumo da notícia

Bernardo Cavalcanti Morais de Oliveira, de apenas cinco anos, morreu nessa sexta-feira, 20, após quatro dias internado no HGE (Hospital Geral do Estado). Ele deu entrada na última Segunda-feira de Carnaval, 16, após se engasgar com uma bala na Havan Maceió, situada no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta da capital.

LEIA TAMBÉM

Ao TNH1, uma testemunha, que não quis se identificar, relatou a cena de desespero dos avós da criança e das pessoas ao redor no dia em que o menino se engasgou. “Ouvimos uma gritaria vinda dos caixas. Ele tinha se engasgado e uma funcionária da loja tentou fazer a manobra de desengasgo. Não sei se por falta de treinamento ou inexperiência, ela não estava conseguindo da maneira correta”.

A mulher contou que o marido dela pediu à atendente para tentar desengasgar a criança. Ela e o marido trabalham em escola e são treinados na Lei Lucas (nº 13.722/2018), que tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica.

“Só que ele percebeu que não ia funcionar e que o menino precisava de atendimento médico. Então meu marido, junto a outro senhor e aos avós, saiu às pressas da loja e o levou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Santa Lúcia. No caminho, Bernardo desfaleceu e meu esposo iniciou a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). Quando chegaram lá, toda equipe focou em atendê-lo”.

O menino foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HGE e ficou internado em estado grave, até falecer ontem. De acordo com o boletim médico da unidade de saúde, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em consequência de engasgo. "Apesar de receber cuidados intensivos especializados, a gravidade inviabilizou a conversão do quadro, resultando, lamentavelmente, no óbito", informou o hospital.

Bernardo foi velado na manhã deste sábado, 21, na Igreja Batista de Luziápolis, em Campo Alegre, Agreste de Alagoas. O sepultamento está previsto para às 16h.

O TNH1 entrou em contato com a loja de departamentos citada, por meio da assessoria de comunicação, que, em nota, lamentou o ocorrido e se solidarizou com a família. Leia na íntegra a seguir:

A Havan lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a família neste momento de dor.

A empresa informa que possui colaboradores treinados em primeiros socorros. No dia do ocorrido, a equipe foi imediatamente acionada e prestou atendimento à criança. Um profissional da área da saúde que estava na loja também auxiliou e orientou os familiares a conduzirem a criança ao hospital.

A Havan reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os clientes e colaboradores.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motociclista de aplicativo é baleado durante tentativa de latrocínio no Trapiche da Barra Duas mortes: vídeo mostra momento de acidente e incêndio em carreta na Rota do Mar Vídeo: carreta que transportava retroescavadeira capota e pega fogo na Rota do Mar Autoescola é denunciada por estelionato após clientes pagarem e não terem aulas