Crimes virtuais geram prejuízo bilionário ao Brasil em 2016

Publicado em 17/11/2016, às 23h42

Redação

Um relatório recente divulgado pela Symantec mostra que o cibercrime ainda é um problema bastante grave no Brasil e que precisa ser combatido, principalmente se o país não quiser ter tantas vítimas como em 2016. De acordo com os especialistas da empresas, 42,4 milhões de pessoas sofreram com golpes aplicados pela internet no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Essa enormidade de vítimas acabou gerando um prejuízo de US$ 10,3 bilhões (cerca de R$ 35,1 bilhões na cotação atual) somente neste ano. Os números foram revelados no relatório anual Norton Cyber Security Insights.

Para piorar, a pesquisa ainda revela que 1 em cada 5 usuários de smartphones, tablets, notebooks ou outros dispositivos conectados à internet não fazem o uso de qualquer programa de proteção; cerca de 60% dos usuários confiam que seus dispositivos já contem com proteções de fábrica suficientemente fortes para impedir ataques.

Por fim, a análise revela que os consumidores ainda insistem em clicar em links suspeitos que são enviados por pessoas desconhecidas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Essa é uma prática comum para fazer o usuário baixar arquivos maliciosos no aparelho, roubar dados pessoais armazenados na memória ou se cadastrar em serviços pagos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem que forjou acidente após matar esposa é preso em velório da vítima PF cita 'declarações efusivas de carinho' entre juiz e Bacellar: 'Você é irmão de vida' Caminhão tomba em cima de carro, e quatro homens morrem em rodovia Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará