Crise na Venezuela: entenda a história por trás da "foto do ano"

Publicado em 13/04/2018, às 08h46

Redação

Um homem correndo em chamas. Esta foi a imagem que venceu o Prêmio World Press Photo 2018 como fotografia do ano. Titulada como "Crise na Venezuela", ela é de autoria do fotógrafo Ronaldo Schemidt, da agência France-Presse, foi tirada no dia 3 de maio de 2017 e mostra o venezuelano Victor Salazar, de 28 anos, em chamas durante confronto com a polícia em um protesto contra o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, em Caracas. A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 12, em Amsterdã.

LEIA TAMBÉM

A história por trás da imagem, que também ganhou levou a categoria notícia, é uma sequência da explosão do depósito de combustível de uma motorizada da Guarda Nacional da Venezuela, durante o confronto. 

"Essa foto representa a terrível situação de um país, o meu, em desgraça: refém de uma espiral de violência política e social", declarou Ronaldo Schemidt à AFP Caracas de Amsterdã.

Segundo ele, tudo aconteceu muito rápido e foi guiado pelo instinto. "Eu estava de costas a poucos metros quando senti o calor das chamas. Eu não sabia direito o que iria fotografar. Guiei-me pelo instinto, foi tudo muito rápido. Não parei de disparar até perceber o que é que estava a acontecer. Uma pessoa em chamas corria na minha direcção", revelou. 

José Víctor Salazar Balza, de 28 anos, sobreviveu ao incidente com queimaduras de primeiro e segundo grau — e protagoniza também, inusitadamente, a imagem de um outro fotógrafo da AFP, Juan Barreto, que ficou em terceiro lugar na categoria de Notícia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto