Cruzeiros mantêm roteiros no Brasil em meio a surtos de Covid

Publicado em 31/12/2021, às 21h43
MSC / Divulgação -

Folhapress

A confirmação de surtos de Covid em cruzeiros marítimos no Brasil não altera, até este momento, os roteiros programados para a costa brasileira nesta temporada, informou nesta sexta-feira (31) a Clia Brasil, representante local da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros.

LEIA TAMBÉM

Cinco navios das companhias Costa e MSC programaram um total de 106 roteiros no litoral do país entre novembro e março. A temporada movimenta aproximadamente R$ 1,7 bilhão na economia nacional e gera 24 mil empregos, segundo o setor. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou ter interrompido nesta quinta-feira (30) as atividades da embarcação Costa Diadema, atracada em Salvador. Foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Diante desse cenário, o navio retornará ao porto de Santos (SP) sob condições de restrição, o que inclui a suspensão de todas as atividades que não forem essenciais a bordo. No porto de Santos, o navio MSC Splendida atracou nesta quarta-feira (29) para que 132 pessoas desembarcassem. Estavam nesse grupo 78 pessoas com casos confirmados da doença e 54 que tiveram contato com os casos positivos. A Anvisa informou que está em curso a investigação epidemiológica, que determinará a continuidade da viagem.

Em meio a um cenário de crescimento global dos casos devido à variante ômicron, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aumentou na quinta para 4 seu nível de advertência para navios de cruzeiro, o mais alto da escala. "Evitem este tipo de viagem, independentemente da situação vacinal", afirmou a agência em comunicado.

A medida foi anunciada após o número de casos em cruzeiros crescer nas últimas semanas, levando alguns portos a recusar embarcações. Os cruzeiros voltaram a navegar em 1° de novembro no Brasil após uma portaria do governo federal. Após essa autorização, a Anvisa aprovou um protocolo sanitário para a retomada das atividades. De acordo com a associação do setor, as viagens marítimas seguem as normas de segurança sanitária estabelecidas em conjunto com a Anvisa. Uma delas é a vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização).

O protocolo também inclui a comprovação de teste antes do embarque, além da testagem frequente de, no mínimo, 10% das pessoas embarcadas e tripulantes. A ocupação máxima é de 75% da capacidade da embarcação e há obrigatoriedade de distanciamento de 1,5 metro entre grupos. Também é obrigatório o uso de máscaras. Fazem parte do protocolo cuidados com a circulação de ar, desinfecção e higienização constantes dos ambientes.

A Costa Crociere informou que o navio Costa Diadema está atracado no porto de Salvador, onde desembarcam os hóspedes residentes na região e as pessoas que testaram positivo a bordo. O Costa Diadema deve seguir para Santos assim que for concedida a permissão. A empresa ainda afirmou que atualizações serão fornecidas e que a segurança e saúde dos hóspedes, tripulantes e das comunidades no destino são prioridades. A reportagem não conseguiu estabelecer contato com a companhia MSC.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filho do 'Careca do INSS' é preso e senador é alvo em nova fase da operação Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou