Cuba e União Europeia firmam acordo de diálogo e cooperação

Publicado em 12/12/2016, às 15h20

Redação

Cuba e União Europeia (UE) assinaram nesta segunda-feira (11), em Bruxelas, Bélgica, sede da UE,
“Acordo de Diálogo Político e Cooperação” entre a ilha caribenha e o bloco econômico europeu. Se trata do primeiro pacto subscrito entre as partes e que põe fim ao bloqueio que desde 1996 impunha  uma relação restritiva e unilateral com Cuba. As informações são da Agência Télam.

LEIA TAMBÉM

"Hoje reconhecemos que há mudanças em Cuba e queremos acompanhar essa mudança econômica e social", disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, por ocasião da assinatura do acordo com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e 28 chanceleres da União Europeia (UE).

Rodríguez, que defendeu ante seus homólogos europeus o direito de um país escolher seu sistema político e a não ingerência, destacou que o pacto "continuará enriquecendo uma relação histórica e culturalmente intensa" [de Cuba] com os 28 países europeus.

Com a assinatura deste pacto, a UE põe um fim à chamada “Posição Comum” adotada contra Cuba em 1996, que vinculava a cooperação europeia a "melhoras nos direitos humanos" e que o regime de Fidel Castro qualificava de "ingerencista" e "discriminatória".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos