Cuiabá deve ser a capital mais quente do país, com 41°C; Maceió chega a 31ºC

Publicado em 14/11/2023, às 12h59
Reprodução -

Francisco Lima Neto / Folhapress

Cuiabá deve ser a capital mais quente do país nesta terça-feira (14), com a temperatura alcançando os 41°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

LEIA TAMBÉM

A previsão para a capital de Mato Grosso é de aumento da nebulosidade à tarde e à noite, quando podem ocorrer pancadas de chuva de forma isolada.

Teresina, no Piauí, é a capital que deve registrar a segunda temperatura mais alta desta terça, 39°C, sem previsão de chuva.

Na cidade de São Paulo, a máxima deve chegar a 38°C.

Veja a previsão de temperatura máxima em cada capital nesta terça:

Capital - Estado - Máxima nesta terça (14)
Cuiabá - Mato Grosso - 41°C
Teresina - Piauí - 39°C
Goiânia - Goiás - 38°C
Manaus - Amazonas - 38°C
São Paulo - São Paulo - 38°C
Belo Horizonte - Minas Gerais - 37°C
Boa Vista - Roraima - 37°C
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - 36°C
Palmas - Tocantins - 36°C
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - 36°C
Belém - Pará - 35°C
Macapá - Amapá - 35°C
Porto Velho - Rondônia - 35°C
Rio Branco - Acre - 35°C
Vitória - Espírito Santo - 35°C
Salvador - Bahia - 34°C
Curitiba - Paraná - 33°C
Fortaleza - Ceará - 33°C
João Pessoa - Paraíba - 33°C
São Luís - Maranhão - 32°C
Maceió - Alagoas - 31°C
Natal - Rio Grande do Norte - 31°C
Recife - Pernambuco - 31°C
Aracaju - Sergipe - 29°C
Florianópolis - Santa Catarina - 25°C
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - 23°C

O Inmet emitiu na segunda (13) um aviso no qual prolongou até sexta (17) o alerta vermelho para a onda de calor que atinge praticamente todo o país, principalmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

O forte calor representa risco para a saúde das pessoas, diz o instituto, uma vez que as temperaturas estão pelo menos 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias.

A meteorologista do Inmet Márcia Seabra destaca que o alerta vermelho é o máximo praticado pelo instituto no que se refere ao calor. O primeiro é o amarelo, o segundo, o laranja, e o terceiro, o vermelho. O aviso é válido para todo o Brasil.

"Pelo menos até sexta-feira [17] esse panorama vai se manter. A partir de sábado [18] já existe uma situação de mudança do tempo, mas pode ser que a onda de calor ainda permaneça", diz Seabra.

O alerta vermelho engloba o Centro-Oeste e o Sudeste e alcança parte das demais regiões. Grande parte do Nordeste ainda está em alerta amarelo, assim como o Acre e parte do Amazonas. Já os estados do Sul estão em alerta laranja.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática